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NOVOS TEMPOS. Vitor Hugo do Amaral Ferreira e o que é, mesmo, esse tal de “consumo colaborativo”?

“…As novas tecnologias permitiram um avanço concreto do consumo, da oferta, da diversidade de produtos e serviços. Hoje, as redes sociais revestem-se de mercados e espaços de troca. Começamos a falar em rede de empréstimos, em que o compartilhamento, o escambo, o empréstimo entre amigos e colegas começa a se materializar, levando pessoas a construir relações em que os consumidores deixam de ser passivos e assumem a função de colaboradores ativos.

Em suma a ideia do consumo colaborativo passa pela participação dos agentes consumidores que começam a interagir entre si. Promove-se um novo comportamento, um novo estilo de vida, capaz de suprir as necessidades de consumo, sem que haja o acúmulo, o desperdício…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Consumo colaborativo”, de Vitor Hugo do Amaral Ferreira, colaborador semanal deste sítio. Advogado formado em Direito pela Unifra, com especialização (na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente)  na USP e  mestrado em Integração Latino-Americana, Amaral Ferreira é também, entre outras atividades, coordenador do Procon/Santa Maria.

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