ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E o PL nasce em Santa Maria

Isso é história!

1928, 12 de abril – É fundado o Partido Libertador de Santa Maria, em decorrência da resolução do Conagresso de Bagé, realizado de 3 a 5 de março. A reunião é feita em casa de Abilio Garcia, sob a presidência de Antônio Appel Fº, sendo eleito o primeiro diretório, constituído por Augusto Marques Alvarez da Cunha, dr. Aureliano Gomes da Costa, dr. Edgar de Andrade, Otacílio Niederauer, Manuel F. Costa, Clotário Mena Barreto e Anônio Lozza. Usaram da palavra, entre outros, os drs. Valdter Jobim, João Manoel Ataíde, Geraldo Machado de Oliveira e Catão Vicente Coelho.

17 de maio – É fundado o Grêmio Dramático e Literário Andrade Neves Neto, “para cultivo e difusão da arte dramática”, atendo a seguinte diretoria: João Belém, presidente-honorário; Raul Miranda e Silva, presidente-efetivo; Francisco Dânia, vice; João Freiner. 1º secretário; Augusto Pereira da Silva, 2º idem; Januário Badke Fº, tesoureiro; João dos Santos Abreu, arquivista; Clementina dos Santos, diretora-artística; João Belém, Garibaldi Felizzola e João dos Santos Abreu, comissão de estatuto.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo