PrefeituraSanta MariaTragédia

PROTESTO. Em frente ao Palacete da SUCV, pedido por Justiça; mas manifestantes queriam mais que isso

Manifestantes, ou parte deles, pretendem também ir à reunião da CPI da Câmara, quinta
Manifestantes, ou parte deles, pretendem também ir à reunião da CPI da Câmara, quinta

Conforme a versão online do Diário de Santa Maria, “cerca de 250 pessoas protestaram em frente ao gabinete do prefeito”.

Para a assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, em reportagem publicada no sítio da entidade, titulada “Caso Kiss: ato cobra afastamento de autoridades”, foram “CENTENAS de pessoas que se reuniram para protestar e pedir o afastamento das autoridades citadas no inquérito da polícia civil.”

Objetivamente, não foi pouca gente, independente do número. E também não apenas militantes “partidários”, embora eles também lá estivessem. E que têm potencial para aumentar, é um indicativo – na medida em que organizado via redes sociais durante o final de semana.

O objetivo? Justiça. É a palavra de ordem. Que pode significar um monte de coisa, inclusive isso mesmo. Ah, o sítio opta por reproduzir, a seguir, material produzido pela redação do portal Bei (do qual o www.claudemirpereira.com.br é, orgulhosamente, um parceiro), e publicado ainda quando o protesto estava em desenvolvimento,deixando aberto para que todos possam ter sua própria opinião. O texto e a foto são de Ricardo Ritzel. Confira:

Protesto contra Schirmer reúne 300 pessoas na Praça Saldanha Marinho

Discursos emocionados, palavras duras, por vezes até agressivas contra o prefeito Cezar Schirmer estão sendo ouvidas neste momento na Praça Saldanha Marinho (17h20). O protesto reúne cerca de 300 pessoas a cerca de 150 metros do gabinete do líder da Executiva Municipal, do outro lado do logradouro central santa-mariense, no prédio da SUCV.

A manifestação acontece três dias depois da divulgação das conclusões do inquérito público elaborado pela Policia Civil gaúcha sobre as causas do incêndio da boate Kiss, que vitimou 241 pessoas e deixou mais de 600 feridas. No relatório da polícia, Schirmer é responsabilizado  por homicídio culposo e e improbidade administrativa. O Tribunal de Justiça do RS deve analisar o caso e decidir se o atual prefeito de Santa maria será, ou não, processado. Em caso afirmativo, por ter foro privilegiado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

17 Comentários

  1. Sempre digo que “contra fatos, não há argumentos”, e é isso mesmo, se alguém ainda tem alguma duvida de quem foi a responsabilidade pela tragédia da KISS, basta ler o resumo do Inquerito policial, pois está lá, irá fazer parte dos autos, tá tudo documentado. Se a prefeitura de Santa Maria, que é representada pelo seu gestor maior, quis ser camarada com os donos da boate, e quem sabe fazer uma troca de favores, concedendo um Alvará, quando os próprios funcionarios da instituição apontavam diversas irregularidade, com certeza não é o PAPA FRANCISCO quem vai ter que ser responsabizado né?

  2. Estou com vergonha dessa situação criada por aproveitadores…VERGONHA…Vergonha da falta de respeito com as pessoas. Todo mundo sofreu…. Ninguem deixou de se abalar pelo ocorrido…crianças, idosos,etc….Vergonha do Julgamento das pessoas,pelas palavras que são ditas , pelas atitudes , pelo vocabulario,etc…. Todo mundo ajudou , prestou ajuda. Gente ninguem escolheu issa situação….A espiritualidade determinou.Vamos nos respeitar e respeitar a dor de cada um. Uma cidade que deu um exemplo de solidariedade para um mundo todo…AGORA caindo nas mãos de alguns aproveitadores ….. Nós não merecemos isso. Hoje os julgadores poderam ser julgados amanha .Não esquecam isso.

  3. O prefeito foi “apontado” no inquérito! E a partir disso se forma um ato chamado fora Schirmer… Politicagem pura! Não tem outro nome… Ainda bem que, pelo número de participantes, se vê que são poucos os que estão caindo nessa conversa!

  4. Ninguém falou, (nem Bei, nem DSM e nem CP), talvez por não acharem importante, do corte (sabotagem!) da extensão que levava energia elétrica aos equipamentos de som do protesto.
    Aconteceu por volta das 17h10min, num pedaço que estava em cima da grama na lateral direita do túnel, perto de um par de orelhões que está em frente a farmácia Panvel.
    Emendaram os fios e na falta de fita isolante, utilizaram esparadrapo.

    Talvez A Razão fale do acontecido, pelo menos tiraram fotos. O pessoal do DSM e RBS nem chegaram perto, pelo menos ninguém com identificação.

    Agora, uma pergunta: será que a prefeitura cederia as imagens das cameras de segurança que tem naquela área (tem pelo menos uma camera cobrindo aquela área!) para identificar o responsável pelo corte? Talvez existam caminhos legais para isso. Fica a dica para os ‘organizadores’ do ato.

  5. Tá, mas alguém contou um, por um? Quer dizer, entre militantes e “civis”? Quantos familiares tinham na manifestação? Poderia alguém me dizer?

  6. Esta tentativa de negar a política é algo lamentável. Como se o prefeito, ao atacar os partidos ou mesmo os responsáveis pelo inquérito, também não está fazendo política. Melhor lembrar Brecht no seu memorável “analfabeto político”.

  7. Maria, então aprenda a contar melhor. Tinha cerca de 300 pessoas sim. População que chegou em ficou por um tempo. Acho que tu estavas tão preocupada em defender algo que isso a deixou míope.

  8. Coisas da pós-modernidade. Quando se quer, até manifestação que corresponde a 0,1% da população vira notícia. E eventos “apartidários” é cheio de figuras carimbadas. E ficam as perguntas. Se uma guarnição de 50 bombeiros tivesse atendido a ocorrência, será que 9 deles estariam respondendo processo hoje? Meia dúzia de alvarás é bom porque aumenta o controle ou porque aumenta a arrecadação?

  9. Em nenhum momento teve 300 pessoas no ato, máximo 150 e fiquei do começo ao fim. E foi um ato partidário de revanchismo isolado. Pouca vergonha

  10. Todo ato pode ter viés político. A tragédia da Kiss tem origem política. As CHEFIAS das secretarias são todas CCs (cargos de confiança): gerentes, diretores e secretários que GANHAm cargos por serem filiados em PARTIDOS POLÍTICOS. Logo não tem como afastar a política do caso.

  11. Concordo com o indiciamento do prefeito e apoio totalmente a busca por justiça… mas é lamentável ver algumas figuras no protesto: PSOL, PT e por aí vai. Essa politicagem é um desrespeito às vítimas!

  12. É lamentavel saber que estão usando a trajedia da KISS como palanque politico, pois, pelas “redes sociais” era convite para todos os lados de militantes de Partidos convidando para o ato. Vergonhoso para estes “tipinhos de politicos”,pois, Santa Maria nãe merece este tipo de coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo