AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCulturaEducaçãoJudiciárioPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Schirmer e o TJ, CPI da Kiss, ruas e vítimas, Assembleia, Reitoria, “Edukators”…

* A situação criminal do prefeito Cezar Schirmer, no que toca à tragédia de 27 de janeiro, será definida pelo Tribunal de Justiça do RS, onde tem foro privilegiado.

* Apontado pelo inquérito policial, Schirmer terá sua situação definida pela 4ª Câmara, a chamada “Câmara dos Prefeitos”. E que também tem a chamada “Procuradoria dos Prefeitos” – com seis procuradores trabalhando no caso.

* É exatamente nesse órgão que está o inquérito, para lá enviado pelo desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, sorteado para definir e relatar o caso.

* Dificilmente haverá uma posição em 15 dias, como manda a lei. O material extenso é o principal impeditivo. No final, Schirmer poderá ser denunciado, ter seu caso arquivado ou haverá pedido de novas diligências policiais.

* Enquanto isso, em Santa Maria, a CPI da Kiss, que o governo controla na Câmara, ouve nesta segunda quatro nomes sugeridos pela oposição.

* Foram convocados a depor a servidora municipal Sandra Portella, a agente de obras Andrea Rosa Farias Cesar, o arquiteto Rafael Escobar de Oliveira e o fiscal municipal Ricardo Bieri. Os depoimentos iniciam às 9 e meia da manhã.

* Aliás, além lembra que a União das Associações Comunitárias (UAC) apresentou proposta para que as próximas 241 ruas receberem o nome das vítimas fatais da tragédia de janeiro?

* Pois é, um leitor deste sítio (daqueles graúdos) lembrou, e enviou recado via feicebuqui. Inclusive com uma ironia: “será que os algozes serão homenageados antes das vítimas”?

* Opinião claudemiriana: não são necessárias 241 ruas com nomes de vítimas. Mas elas devem ser, sim, lembradas. Quem sabe com um memorial contento todos os nosmes. Quem sabe…

* Na Assembleia, em decorrência da tragédia, foi criada a Comissão Especial de Revisão e Atualização de Leis contra Incêndio – presidida por Adão Villaverde e que tem, entre seus integrantes, o santa-mariense Valdeci Oliveira.

* Nesta segunda, às 5 e meia da tarde, o grupo promove audiência. São convidados representantes de quarto universidades: UFSM, UFRGS, PUC e Unisinos. A conferir.

* Pouco destaque recebeu da mídia neste final de semana. Mas, como o sítio NOTICIOU na sexta, estão definidos dados essenciais para a consulta à comunidade universitária, que resultará na eleição dos futuros reitor e vice da UFSM.

* O pleito, que contará com o voto paritário (dividido em três grupos) de docents, técnico-administrativos e alunos, acontecerá nos dias 3 e 4 de julho.

* Nem é preciso dizer que, embora as regras sobre a campanha ainda inexistam, a busca ao voto já começou faz tempo, no campus e fora dele.

* A propósito, este sítio vai colaborar com a publicação, ao longo desta segunda-feira, de material originalmente produzido pela assessoria de imprensa da Sedufsm.

* Você conhecerá as propostas (ainda que por enquanto sem muuitos detalhes) das três dobradinhas já postas na disputa pelos principaiscargos da UFSM.

* Pode aguardar. Você conhecerá o que pensam as duplas Felipe Muller/Dalvan Reinert, Eduardo Rizzatti/Thomé Lovato e Paulo Burmann/Paulo Bayard Gonçalves.

luneta cesma* Findo o 11° Santa Maria Vídeo e Cinema, que tomou conta da última semana e invadiu a madrugada de domingo, voltam as atividades do Cineclube Lanterninha Aurélio – aliás, um dos homenageados pelo SMVC.

* É o segundo filme do ciclo dedicado à Juventude. Trata-se do drama “Edukators”, uma produção alemã de 2004, dirighida por Hans Wieingartner.

* O filme (ilustração acima), segundo o material de divulgação, “trata das revoluções sociais de uma forma original, colocando todos os lados da questão em uma mesma mesa. O filme fala de injustiça, companheirismo, questionamentos filosóficos e sequestro.”

* A exibição de “Edukators” começa às 7 da noite, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo