Artigos

Menos barulho, por favor. Aqui e lá – por Daiani Ferrari

Quase 300 mil habitantes separam Santa Maria e Candelária. Apesar da diferença de tamanho e de cultura – Candelária é basicamente fruto da colonização alemã, os problemas, pode-se dizer, não diferem tanto. Na Boca do Monte, moro nos arredores da Fernando Ferrari e posso garantir que durante os finais de semana é complicado morar e transitar por aquela via, sobretudo no domingo. Em dias de calor, a bagunça é maior ainda. Tem horas que parece uma briga para ver quem tem o som mais alto e quem faz as paredes tremerem mais.

Há algum tempo, foram colocadas placas de sinalização de trânsito, que definem ser proibido estacionar à direita da via entre 19h e 6h, da General Neto para cima. Não que isso resolva alguma coisa, pois tem uma loja de conveniência em frente ao McDonald’sque contribui em muito para o movimento, pois nos finais de semana a mesma vira um bar, inclusive com mesas na calçada.

Os motoristas estacionam ali sem dó nem piedade, como se não existisse placa alguma. Caminhar na Fernando Ferrari domingo de manhã é um teste para o nariz e a arte de desviar de coisas, porque o cheiro de xixi é insuportável e o lixo que fica deixa a impressão de ter havido uma festa a céu aberto.

Em Candelária, a situação não é muito diferente. Na principal avenida da cidade, durante os finais de semana os moradores não têm sossego. Esta semana, na Câmara de Vereadores, houve uma reunião entre moradores, edis e Brigada Militar para tentar encontrar uma solução para o problema. Uma moça disse que a parte da frente de sua casa fica sem uso durante os finais de semana, tamanha é a bagunça dos jovens. Falou, inclusive, que fazem a frente da residência de banheiro. Outro morador comentava sobre o deboche com que é tratado quando solicita que os festeiros se acalmem. Em Candelária, a prefeitura não fiscaliza o sossego, embora seja de sua responsabilidade.

E não, cobrar isso não é coisa de velho. É questão de bom senso. Nas duas cidades.

Não entendo o porquê da colocação de placas proibindo o estacionamento se o que dizem as mesmas não é cumprido. Mostrar serviço não é pintar meio-fio e colocar plaquinhas. É fiscalizar e garantir que as placas sejam respeitadas. É garantir que o local não fique intransitável, como acontece quase todo domingo. É garantir que os motoristas tenham consciência de que a velocidade com que dirigem os carros pode causar um grave acidente e prejudicar quem nada tem a ver com eles. É garantir que não transformem a casa de ninguém em banheiro. É garantir sossego, como diz a lei. As leis.

Em Candelária a população está se mobilizando e cobrando dos órgãos públicos ações efetivas que garantam o sossego. Em Santa Maria, deve fazer umas duas semanas, vi uma blitz da fiscalização da prefeitura, com apoio da Brigada, na Fernando Ferrari. Espero que veja muitas mais. E não, isso não é politicagem. É meu direito querer que a lei e as pessoas sejam respeitadas.

Se cobrar as coisas é sinônimo de ser chato, sim, eu sou meio chata. Quem mora na Fernando Ferrari ou na Pereira Rego sabe do que estou falando.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Claudemir.
    Siga com teus comentários sobre o barulho e a falta de higiene e educação desses bebuns que urinam pelas ruas da cidade.
    E a Saturnino de Brito, outra vergonha para a cidade. A Praça e um lixo, nojento.
    Quando teremos lugares decentes de lazer nesta cidade? A Prefeitura precisa reativar a idéia de construir lugare de lazer e encontro para jovens adultos e crianças!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo