OBSERVATÓRIO. Ok. Planos de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Ambiental estão prontos. E agora?
Para resolver problemas do trânsito, por exemplo, Plano Diretor é só início
Em 28 de junho do ano passado, o prefeito Cezar Schirmer assinou as ordens de serviço. No máximo cinco dias úteis após, o trabalho começou. E, nos 10 meses seguintes, estaria concluído, conforme os termos dos editais de licitação.
Bem contadinhos os dias, portanto, em menos de um mês Santa Maria terá dois novos Planos Diretores, instrumentos fundamentais para balizar o seu futuro. Um, produzido pela Idom Ingenieria Y Sistemas, da Espanha, é o de Mobilidade Urbana. Outro, desenvolvido pela também espanhola, AgBar Sociedad General de Águas, o de Desenvolvimento Urbano e Ambiental.
E daí? Daí, muito pouco, se não forem obtidos os recursos para tornar realidade os dois Planos. Estes, já se sabe quanto custaram. Com valores semelhantes, os espanhóis levarão, somados, R$ 1,9 milhão – provenientes do Banco Mundial, em financiamento aprovado pela Câmara ainda no governo de Valdeci Oliveira.
As soluções urbanas, no que toca à mobilidade (trânsito, bem objetivamente) e ao meio ambiente, que os Planos Diretores deverão indicar, dependerão de novos recursos. Quanto? Seja o que for, pouco ou muito, é bom não vender ilusão, o município não tem. E terá que buscar de algum lugar.
Eis o grande desafio. As grandes obras em curso na comuna, ou por começar, têm o DNA federal, em sua maior parte, ou estadual. É também de onde virá o futuro. Ou não virá. Nesse caso, os planos serão apenas isso, planos. Sim, goste-se ou não, a comuna é dependente. Mas, talvez, por circunstâncias únicas, seja o momento adequado de ir à luta atrás desse troco. É a hora da liderança fazer a diferença. Que faça, em nome da cidade. E dos cidadãos.
Uma amiga acaba de escrever e disse que estes planos devem passar pelos CONSELHOS MUNICPAIS antes de serem apresentados.
Estes conselhos existem? Estão ativos?
Bem, se em menos de um mês teremos os planos diretores, o que aconteceu com as audiências publicas do PDMU? Em Dezembro de 2012 aconteceu uma e eu não me lembro de ter acontecido outras depois disso. Aquela era a primeira, pelos menos assim foi noticiado.
Outra coisa que não está bem esclarecida é a participação do Google no PDMU. Conforme noticiado aqui. Aliás, nessa noticia diz que o PDMU tem até AGO/2013 para ser concluído. E aí Claudemir, o PDMU é para Maio ou Agosto de 2013? E tem alguma coisa a acrescentar sobre a participação do Google no PDMU?
Por fim, espero que quando forem divulgados os Planos Diretores, sejam divulgados arquivos digitais com todos os dados dos planos para que os interessados possam olhar com detalhe e fazer as suas próprias analises. E aqui, devem estar inclusos os dados obtidos pelo Google, caso tenham realmente participado do PDMU.
Porque eu espero isso? Porque em Santa Maria, tanto o executivo quanto o legislativo são opacos. Não se adequaram a lei da transparência e parecem nem ter a intenção de fazê-lo. Conseguir informações desses poderes é praticamente impossível, sem fazer romarias. Claro, isso é conveniente, quanto menos transparente uma administração maiores são as possibilidades de corrompe-la e usa-la para interesses que não são os públicos.
O deslumbre pelo estrangeiro é ridículo, todos sabem que contrataram gente daqui, terceirizaram com o terceiro mundo.
Depois o serviço sai ruim e irão culpar os alunos da UFSM que preencheram mal as planilhas.
Importante o interesse do prefeito com as cabeças pensantes e empresas municipais para projetar e planejar santa maria, realmente empresas espanholas conhecem mais de nós, alias não esqueçamos que o plano diretor mais recente fora realizado por uma empresa argentina no governo valdeci. Resta saber que santo de casa não faz milagre.