CidadaniaPolítica

PARTICIPAÇÃO POPULAR. Em debate internacional, Valdeci relembra eleição direta para as subprefeituras

Valdeci: eleição para subprefeitos, para diretores de escola, Conselho da Cidadania...
Valdeci: eleição para subprefeitos, para diretores de escola, Conselho da Cidadania…

O encontro internacional aberto hoje, em Porto Alegre, teve a presença do ministro Gilberto Carvalho e do governador Tarso Genro, entre outros. E também do líder do governo na Assembleia Legislativa, que se manifestou na abertura.

Valdeci Oliveira, ex-prefeito de Santa Maria, entre outras questões, abordou sua própria administração na cidade, relembrando questões que, no seu ponto de vista, incentivam a participação popular. Os detalhes chegam no relato da assessoria de imprensa do parlamentar petista. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Com Tarso e Gilberto Carvalho, Valdeci destaca anúncio de R$ 110 milhões para Participação Popular 

Ao lado do governador Tarso Genro e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o líder do governo no Parlamento Gaúcho, deputado Valdeci Oliveira (PT), representou a Assembleia Legislativa no 3º Seminário Internacional do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, aberto oficialmente em Porto Alegre na noite desta quarta (3).

E logo no primeiro pronunciamento do evento, o secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, anunciou a destinação de R$ 110 milhões para aplicação nas demandas votadas no Processo de Participação Popular do Estado em 2012. “Isto contempla todas as regiões gaúchas e mostra para a sociedade gaúcha o compromisso do governo em de fato executar as prioridades que são votadas”, disse Valdeci.

Em pronunciamento, Valdeci destacou que a gestão pública hoje prescinde da participação efetiva da sociedade e lembrou dos mecanismos de gestão participativa criados, entre 2001 e 2009, na sua gestão como prefeito de Santa Maria. Entre eles, o Orçamento Participativo Municipal, a Eleição Direta para subprefeitos e para diretores de escolas e o Conselho da Cidadania. “Governo que escuta a população erra menos”, enfatizou.

O governador Tarso Genro disse que não se admite mais que ações públicas estratégicas sejam construídas sem a participação social. Para Tarso, a criação, sem consulta à população, do modelo vigente de pedágios no Estado é um exemplo a não ser seguido.

O ministro Gilberto Carvalho elogiou o Rio Grande do Sul e Porto Alegre pelo pioneirismo no tema  e cobrou a continuidade do apoio da sociedade aos processos de participação. “Foi a participação popular que aumentou a transparência e o acesso à informação. Não se pode recuar no processo de aprofundamento democrático”, disse o ministro.”  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo