Câmara de VereadoresPolíticaSanta MariaTragédia

PRATO PRONTO. CPI da Kiss não vota para saber quem vai depor. Apenas informa. Reuniões secretas?

Maria de Lourdes só assegurou que “fará todos os esforços” (foto Ana Bittencourt/AI.CV)
Maria de Lourdes só assegurou que “fará todos os esforços” (foto Ana Bittencourt/AI.CV)

Fonte qualificada (e sem partido) do sítio, nesta noite, contou ter ouvido o seguinte papo, na subida da escada, no parlamento: “e aí, vamos nos reunir hoje?” Não pode ver quem era. Mas não é difícil imaginar, diante do relato do que aconteceu na reunião da Comissão, em matéria disponível no sítio da Seção Sindical dos Docentes, entidade que acompanha os trabalhos da CPI da Kiss, no parlamento. Confira um TRECHO:

“…A relação dos nomes que foram convidados e mesmo os intimados a depor foi questionada pelo líder da oposição, vereador Werner Rempel (PPL). Ele perguntou em que momento os membros da CPI (Maria de Lourdes Castro, Sandra Rebelato e Dr. Tavores) haviam decidido pelas convocações, já que as reuniões da comissão são públicas e, em nenhum momento essa convocação havia sido discutida…”

Bueno, como se sabe, a oposição, em requerimento, SUGERIU uma relação de nomes para depor. Em vez de apreciar o documento (e até rejeitá-lo, se assim entendesse), a CPI o ignorou. Ou não. Bem, ao Diário de Santa Maria online, a presidente da Comissão, Maria de Lourdes, “…ASSEGUROU que a comissão fará todos os esforços necessários para chamar os 22 nomes apresentados pelo vereadores não-governistas. A parlamentar diz que, na próxima quinta-feira, já deve ser conhecido o cronograma de nomes que serão chamados pela comissão. As datas dos novos depoimentos, depois do da próxima segunda-feira, já são conhecidos: dias 15, 17 e 19 de abril…”

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA. Parece tudo muido claro. Basta juntar os pontos, e eles estão nas decisões da CPI, no papo curto ouvido na noite desta quinta e na declaração da vereadora ao Diário de Santa Maria.

O quê: o óbvio. Isto é, como não deve ter sido o Espirito Santo que decidiu quem vai depor na próxima segunda (AQUI), em algum momento os nomes foram acertados. Onde? Numa reunião, em lugar e horário não divulgados. Logo, secreta.

Quanto ao destino do requerimento oposicionista, o lixo parece ter sido o caminho. Afinal, ao DSM, a presidente da Comissão não disse que que os nomes sugeridos vão depor (ou será negada essa possibilidade publicamente), mas que se fará “todos os esforços” para chamá-los. Logo…

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

15 Comentários

  1. Duzentos e quarenta e uma MORTES, tem “pessoas”??? falando em sensacionalismo.
    “Esta faltando, peneiramento, nos comentarios.”
    Ja falei, outro dia, o ¨”defeito” do blogue é ser democratico.

  2. @ Otavio Augusto.
    A demora da civil enviar para o T.J. é por que tem novos elementos.
    Sigilos telefonicos,sigilos fiscais, movimentações financeiras…. que, agora estão sendo disponibilizados, aos Delegados.
    Creio ser por ai, seus questionamentos.

  3. É!!! A coisa não é fácil com este pessoal. Ou é política partidária ou é sensacionalismo. Nada pode ser dito contra o que eles pensam.

  4. Outra coisa Claudemir a CPI tem autonomia para tratar assuntos, como quem chamar para depor, sem consultar, ou fazer uma reunião prévia, au ainda acho é q a Vereadora tá tendo é muita paciência com certas pessoas q fazem show para mostrar serviço!!! Detalhe as audiências são públicas, mas como vai andar a CPI isso cabe a CPI decidir, ou vc decidi em uma audiência com Juiz como ele irá proceder isso ñ existe, vcs ficam falando sem ao menos estudar sobre uma CPI, como já te falei em outra mensagem, tá te faltando peneirar o q te chega, as tuas fontes estão bem contaminadas!!! Eu diferente de estava presente achei a atitude da Vereadora Sensata assim como a atitude do Presidente da Associação das vítimas, que tb pediu desculpas, então pare de fazer sensacionalismo!!!

  5. A cada dia que passa, fica claro a finalidade desta CPI: contribuir para a impunidade, para a maldade, para a mentira, para a falsidade, para a malandragem, para a injustiça.
    Não apurar, não apontar os responsáveis pelo crime da Kiss, é um ato que vai marcar uma geração em nossa cidade.
    O psicológico e o espiritual da sociedade da cidade ficarão marcados profundamente.
    Não sei como os vereadores governistas conseguem dormir à noite.
    Não sei como os governistas da CPI enfrentam as suas consciencias diariamente.
    SERÃO CÚMPLICES COM O CRIME COMETIDO NA KISS.

  6. A vereadora deveria tomar um remédio para a memória. “Esqueceu” também onde não podia fazer campanha e levou multa, lembram? Acho que sim, ao contrário dos vereadores da CPI nós estamos bem de memória. Hheheheh

  7. Uma coisa é uma CPI se transformar em pizza quando averigua por exemplo, roubo de dinheiro. Intolerável e grave, mas é coisa material.
    Outra coisa beeeemm diferente é fazerem pizza com a morte de 241 pessoas. Terão coragem de bancar uma situação destas?

  8. Os vermelhos depois que o MP esvaziou a fantasia do delegado, agora só falam em CPI… e o sítio também se presta para alimentar isso.
    Tenho uma pergunta, já foi enviado a responsabilização do prefeito para o TJ??? Porque a demora da Civil???

  9. O secretario Luiz Alberto confessou que a Kiss ficou MESES sem licença. Agora elogia Schirmer pela fidelidade e apoio, mas a CPI é para ver rocedimentos ADMINISTRATIVOS. O descontrole INTERNO nas secretarias municipais.
    O secretario tem que exlicar qual procedimento INTERNO promoveu depois que, de maniera vergonhosa, descobriu o erro. Quem foi chamado a atenção?
    Um diretor? Um gerente? Um fiscal? Alguem falhou. Quem? O que o secretário fez?

  10. O secretário Luiz Alberto nao participará na segunda. Ele tá dodói, de atestado… se não ode trabalhar, nao pode ir aparecer na CPI.
    Aparecer no sentido que voces entendam.

  11. CPI da CPI
    Desculpa da Maria de Lourdes:
    -_ Peço desculpas pelo acontecimento. Não houve má-fé ou má intenção. Foi uma falha de comunicação que eu assumo _ disse a vereadora.

    FALHA! Quem investiga falha, FALHA.

  12. Borda recheada e catupiry.
    Total desrespeito. Periga a Maria de Lourdes contrata o advogado do Kiko como consultor. Pois entao eles esteve na reuniao, ficou paradinho no fundo da sala, “esperando” fazer contato com a associação.
    Juntar o tal Jader e a Maria de Lourdes na CPI…ontem estavam um de cada lado da sala… no futuro lado a lado.

  13. A CPI parece seguir extamente o rumo que muitas pessoas acreditam que ela resultará: pizza, com direito à borda recheada!

    A leitura das atas e a criação das mesmas só começou a existir depois que os vereadores não integrantes pediram cópias e este sítio fez publicação disto. Na leitura da ata na reunião desta quinta-feira não foi lida a decisão de ouvir pessoas, logo, a decisão de ouvir foi tomada exatamente como esta matéria aborda: em reunião “extra”.

    ‘Curiosamente’, também os trabalhos da comissão pretendem ser mudados para outros dias que coincidem justamente com aqueles dias nos quais a maioria dos membros da oposição não podem se fazer presentes por outros motivos profissionais.

    Muitos dirão que o mais importante é o papel de vereador(a), que as demais atividades devem ficar em 2º plano! É meus caros, mas logo ali atrás, não foi este o entendimento da situação quando contou com a compreensão da oposição inclusive para ter um Presidente do Legislativo que podia despachar apenas na parte da tarde durante o ano inteiro, tendo em vista seu outro compromisso profissional que ecoa com muitos megahertz de potência.

    Todavia, o mais curioso dentro do Parlamente é o silêncio constragedor que toma conta dos corredores, salas, espaços.

    E já que muito bem lembrado o exemplo de Martin Luther King, por uma novata vereadora situacionista na sessão deste dia 04/04, a qual disse que o mesmo é exemplo a ser seguir, vale lembrar um pensamento dele:

    “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.”(Martin Luther King)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo