Câmara de VereadoresJudiciárioPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

TRAGÉDIA. CPI convoca todos os servidores que a oposição sugeriu. Já Schirmer está nas mãos do TJ

Não há definição acerca do convite aos delegados Marcelo Arigony e Sandro Meinerz. Nem a dois oficiais dos bombeiros, um da ativa (e afastado), o cel Moisés Fuchs, outro da reserva, o ten.cel Daniel Adriano. Tampouco se sabe acerca da convocação de dois secretários municipais, um ex, Sérgio Medeiros (Controle e Mobilidade Urbana), outro atual, Giovani Manica (Relações Institucionais e Comunicação).

Acerca desses convites/convocações, queeem sabe alguma coisa se saberá na reunião técnica da CPI da Kiss, que acontece nesta quinta, 1 e meia da tarde. Se bem que, no mesmo dia, a relatora da Comissão, Sandra Rebelato, deverá estar em Brasília, onde acompanha os trabalhos da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que têm Paulo Pimenta como cooordenador e Marchezan Júnior na sub-relatoria.

O certo, porém,  é que a CPI definiu datas e nomes de todos os servidores cuja convocação foi sugerida pela oposição. Um, Marcus Vinicius Bierrmann, DEPÔS nesta segunda. Os demais serão ouvidos na próxima semana, dias 15, 17 e 19. Logo abaixo você confere nomes e datas em que os depoimentos acontecerão.

Enquanto isso, já está no Tribunal de Justiça, como INFORMOU  na tarde desta segunda, a repórter Lisie Antonello, na versão online do Diário de Santa Maria, o inquérito policial que apurou causas e responsabilidades pela tragédia de 27 de janeiro. E para lá foi porque nele consta o apontamento do Prefeito Cezar Schirmer, que têm foro privilegiado.

Detalhe: quem decide se o processo será aberto ou não, nesse caso, não é o Ministério Público ao qual poderá se dar vista, mas sem que sua posição seja definitive. O destino do caso será dado pelo próprio desembargador escolhido, por sorteio, como relator, dentre os integrantes da 4ª Câmara do TJ, também conhecida como a “Câmara dos Prefeitos”.

Resumindo: a partir de agora, Schirmer está na mão (ou no cérebro) dos desembargadores do Tribunal de Justiça, mais exatamente da 4ª Câmara. E saberá se vira ou não alvo de processo. E por qual crime. Segundo a polícia, há indícios para que seja processado por “homicídio culposo”. Esse entendimento poderá ser chancelado pelo TJ. Ou não.

EM TEMPO: confira a seguir a agenda dos depoimentos dos servidores municipais, na CPI da Kiss:

Dia 15 de abril

9h30 – Sandra Portella (servidora municipal)

10h30 – Andrea Rosa Farias Cesar (Agente de Obras I)

10h30 – Rafael Escobar de Oliveira (Arquiteto)

11h – Ricardo Bieri – (Fiscal Municipal II)

Dia 17 de abril

9h – Beloyannes Orengo de Pietro Júnior – (Chefe de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana)

9h30 – Julian Oscar Lenharte Lameira (Fiscal Municipal II)

10h – Silvia Jussara Nogueira Dias (Fiscal Municipal I)

10h30 – Julio Cesar Boelter Paulo (Fiscal Municipal II)

11h – Idianes Flores da Silva (Fiscal Municipal II)

Dia 19 de abril

9h – Alexandre Pinzon Vargar (Fiscal Municipal II)

9h30 – Elizabeth Trindade Moreira (Secretária Adjunta de Habitação)

10h – Fabiana Comassetto Copette – (Agente Administrativo)

10h30 – Marcos Vinicius Ramos Moraes (Engenheiro Civil)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo