CONSUMIDOR. Vitor Hugo do Amaral Ferreira e as falácias midiáticas: a ‘sedução toma o lugar do dever’
“…Logo, no momento em que a sociedade se depara com o desenvolvimento de uma grande massa de produção, a mesma necessita dar conta de produtos. A informação e a mídia entram em cena tomando um espaço além do que lhe caberia, fosse este um meio de comunicação.
Desta forma, a mídia tomou a função de motivar a sociedade de consumo, facilitando e ultrapassando restrições, tornando a publicidade um grande sistema na era contemporânea, capaz de criar cenas, expectativas e utilizar de um poder mágico para uma satisfação do imaginário na relação que institui o ser humano.
Neste contexto, o indivíduo que recebe essas informações é levado a acreditar que se ele consumir também será tal qual o produto. Então, a sedução toma o lugar do dever e o bem-estar tornou-se Deus…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “A falácia midiática: contratempos da sociedade de consumo”, de Vitor Hugo do Amaral Ferreira, colaborador semanal deste sítio, Advogado formado em Direito pela Unifra, com especialização (na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescente) na USP e mestrado em Integração Latino-Americana, Amaral Ferreira é também, entre outras atividades, coordenador do Procon/Santa Maria. É co-autor do artigo Diego Bastos Braga, pós-graduando em Direito do Consumidor, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
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