EstadoMeio AmbientePolítica

GRAÚDOS NO XILINDRÓ. Na AL, CPI a caminho; na polícia, depoimentos; no Piratini, chegadas e partidas

O punhado de graúdos no xilindró, de onde só saíram para depor, está animando a política. Ao ponto de o PSDB (que tem um ex-secretário de Yeda Crusius entre os engaiolados) querer uma Comissão Parlamentar de Inquérito para TRATAR das licenças ambientais.

Já os presos, bem, esses estão sendo OUVIDOS na Polícia Federal e se alimentando e dormindo, por conta da sociedade, no Presídio Central de Porto Alegre – aquele que já foi chamado de o pior do Brasil no seu ramo. A prisão temporária dura cinco dias, mas pode ser ampliada, se as autoridades desejarem e o Judiciário aceitar. Ou até antecipadas, como ACONTECEU, no início da noite passada, com Ricardo Sarres Pessoa, servidor da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Mari Perusso assumiu a secretaria, no lugar do engaiolado ex-secretário de Meio Ambiente
Mari Perusso assumiu a secretaria, no lugar do engaiolado ex-secretário de Meio Ambiente

Enquanto isso, no Palácio Piratini, a terça-feira pré-feriado foi dia de partida e chegada. Quem se MANDOU foi a presidente da Fepam, Gabriele Gottlieb. E quem chegou, ainda que interinamente, foi Mari Perusso, que tomou posse na secretaria de Meio Ambiente, desfalcada do titular, Carlos Niedersberg, que está no Central.  Sobre a posse da nova ocupante do cargo, acompanhe material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. O texto é de Felipe Samuel, com foto de Pedro Revillion. A seguir:

Secretária toma posse e reafirma disposição do Governo em colaborar com investigações

Escolhida pelo governador Tarso Genro para garantir a normalidade nos trabalhos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Mari Perusso tomou posse nesta terça-feira (30), na Capital. Acompanhada do chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e de representantes de vários órgãos do Executivo, a secretária reuniu-se com servidores da pasta. Em seguida foi à sede da Polícia Federal, onde encontrou-se com o superintendente da instituição, Sandro Caron, e reiterou a disposição do Governo do Estado em colaborar com as investigações. 

Pestana afirmou que o objetivo do encontro é colocar a Secretaria do Meio Ambiente, a Fepam, e todos os órgãos ambientais à disposição da Polícia Federal. “A ideia é auxiliar e disponibilizar todos os dados possíveis, ainda que porventura a polícia não tenha tido acesso. O segundo objetivo é externar a nossa preocupação com aqueles projetos do Governo que são estratégicos e que efetivamente dependem de licenciamento. Como não tivemos acesso aos dados do processo, por ser sigiloso, queremos nos cercar de uma segurança jurídica”. 

Entre as primeiras medidas da nova secretária estão a realização de um levantamento dos projetos que o Governo tem interesse na aprovação, especialmente os que envolvem recursos internacionais. O chefe da Casa Civil afirmou que o governador, mesmo em missão ao Oriente Médio, acompanha o caso.”A ideia é que, a partir de agora, consigamos dar tranquilidade e ter os cuidados necessários para que a Secretaria continue funcionando e que o Estado não fique paralisado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo