Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Artigos

Baile de Cobras, a história de Ildo Meneghetti – por Carlos Costabeber

Aos meus conterrâneos gaúchos, com muita satisfação indico a leitura do livro “Baile de Cobras”, que conta a história do ex-Prefeito e ex-Governador do Estado, Eng. Ildo Meneghetti.

Escrito pelo seu neto, Enio Meneghetti (Editora AGE), o livro traz a biografia desse engenheiro civil, que “contra a própria vontade” entrou na politica somente aos 53 anos de idade.

Nessa época eu era apenas uma criança, mas acompanhava junto com o meu pai, pelas rádios e jornais, o que acontecia na politica gaúcha.

Lembro de nomes dos políticos de então, como Leonel Brizola, Alberto Pasqualini, Egidio Michaelsen, Peracchi de Barcelos, Euclides Triches, Walter Jobim, Fernando Ferrari (conheci o Ferrari quando se hospedou na casa do “Mineiro”, um vizinho nosso na Floriano Peixoto), entre tantos.

Lembro das campanhas eleitorais da época, pois a família tinha um grande amigo que sempre nos visitava, o então Deputado Estadual (e depois Federal), Antônio Brezolin do PTB (e depois MDB).

Lembro também dos comícios na Praça Saldanha Marinho, do Jânio Quadros (eu adorava a “vassourinha” dourada distribuída pela turma do Jânio), Marechal Lott (que distribuía “espadinhas” douradas para colocar nas lapelas) e Ademar de Barros, que disputavam a Presidência da República.

Por isso, essa é uma leitura obrigatória para os da minha geração. Até porque, a bibliografia existente sobre esse tema não é muito grande. E as publicações disponíveis não estão mais sendo comercializadas pelas livrarias. É uma pena! Eu gostaria de saber mais sobre Borges de Medeiros, Flores da Cunha, entre outros líderes gaúchos do passado !!!!

Por isso me empolguei em conhecer mais de perto a vida de Ildo Meneghetti, que entrou na politica empurrado pelo seu partido (PSD), por ter sido Presidente do Sport Club Internacional.

Eleito “pelos colorados” em 1947 para vereador de Porto Alegre, concorreu e venceu por duas vezes as eleições para Prefeito da Capital.

Em 1954 e 1962 concorreu e venceu as eleições diretas para Governador do Estado, mostrando um estilo peculiar de administrar. Graças a sua formação acadêmica em Engenharia e experiência empresarial, Meneghetti se consagrou como gestor público, tendo vencido todas as eleições que disputou.

E não foram eleições fáceis; bem pelo contrário! Enfrentou e venceu até o imbatível Leonel Brizola do PTB, então apoiado por João Goulart e pelo poderoso Presidente Getúlio Vargas.

A obra é de uma leitura agradável, principalmente para quem viveu nos anos 50 e 60, quando fervilhava a politica gaúcha e nacional.

“Baile de Cobras” é uma joia da história politica do nosso Rio Grande! Não pode passar em branco, sem ser lido e apreciado pelos cidadãos desse Estado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo