Câmara de VereadoresPartidosPolíticaSanta Maria

CÂMARA. Psolistas refutam acusações de que a ocupação do prédio seja objeto de partidarização

Depois de PSDB, PT, PMDB e Prefeitura, não necessariamente nessa ordem, emitirem notas acerca da ocupação das dependências do parlamento da comuna, agora é a vez do PSOL. Acompanhe texto distribuído pelo secretário de Comunicação do partido, Rafael Balbueno. A seguir:

 “Nota Pública do PSOL Santa Maria sobre a ocupação da Câmara de Vereadores

Nos últimos dias, com a ocupação da Câmara de Vereadores de Santa Maria, alguns quadros políticos da cidade não têm perdido a oportunidade de tentar deslegitimar o movimento ao relacionar um suposto partidarismo com a ocupação. Para nós, essa não é uma avaliação que surge da ignorância desses políticos profissionais, que jamais fizeram parte de um movimento de massas não institucional. Tampouco essa postura não é fruto da ignorância daqueles que, adeptos aos gabinetes, desconhecem a relação partido e movimento. Para nós, esse discurso está evidentemente recheado de más intenções e, além disso, e entre tantas outras coisas, fica clara a falta completa de sensibilidade desses políticos, que desrespeitam pais e mães que perderam seus filhos nessa tragédia, ao usar da tática mais batida daqueles que se sentem acuados: acusar o movimento de partidário. Mas tudo bem, para nós também ficou claro, desde o início, que a postura mais comum a esses quadros políticos é justamente tentar fazer o povo de bobo. Não sabem eles que não está funcionando.

A relação do PSOL com o movimento vem desde sempre e seguirá. Sempre estivemos na luta e dela não nos retiraremos, porque temos noção plena do nosso papel enquanto ferramenta das lutas populares. Essa postura os nossos críticos desconhecem ou fingem desconhecer, mas temos a certeza que se tivessem a coragem e a dignidade de voltar a pisar na Câmara de Vereadores, de onde saíram covardemente, saberiam que o PSOL está sim na ocupação, mas enquanto instrumento da mesma – e não com o objetivo de instrumentalizá-la para si.

A nossa luta perpassa pelo entendimento de que não aparelhamos nenhum movimento, mas, sim, com ele construímos e elencamos as pautas que, juntas, relacionam nosso projeto estratégico – o socialismo. Para isso, dar voz e vez aos historicamente oprimidos, participar conjuntamente de ações que pautem uma sociedade melhor e mais justa a todos e todas, é parte da nossa tarefa. Quem deslegitima nosso papel, é porque não consegue compreender como a luta pode ser coletiva. E que dela, nós nunca nos retiraremos. 

PSOL Santa Maria

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Que bando de gente retardada…uma coisa é a ocupação do prédio que é caso de policia (já passou da conta esta invasão que não vai dar em nada)e outra é uma CPI furada. Ora, sempre esteve na cara que seria furada, que não daria em nada. Me digam qual CPI até hoje, seja da câmara municipal ou federal, do senado ou do “raio que o parta” que deu em alguma coisa? Sabem qual a função de uma CPI? O que a CPI apurar vai mandar pra quem???? Pro MP ora, pra Policia ora, que já se manifestaram, o processo está correndo. Sobre o judiciário, não querem impunidade, assim como eu e ninguém quer, então protestem para mudar a lei, tornar a lei mais rígida, isto sim é útil e necessário. Por fim, entendam de uma vez por todas, esta CPI sempre foi inútil porque nunca serviu pra nada. Esqueçam este negocio de CPI e vão casa cuidar da vida, trabalhar…coisas assim que pessoas normais fazem. Quanto a dor das famílias, óbvio que nunca mais será a mesma coisa e claro que a cidade toda ainda esta comovida com tudo que aconteceu. Em relação a protestos, se quiserem, quem quiser que siga manifestando pelo que bem entender, isto é direito de todos!!! Agora vamos deixar de palhaçada e lutar que que vale a pena lutar. Justiça pelo meio correto e útil, não da forma descabida e ridícula como esta sendo feita.

  2. @Pablo.
    ..o culpado da tragédia é o Zinn e a CPI.”
    A falta de neurônios, por vezes causa um certo asco.
    Os citados são apenas parcipantes da quadrilha.
    Onde o alcaide(chefe), permitiu o funcionamento da aripuca incendiaria.
    Que ocasionou 242 óbitos.
    Esta nos autos do inquérito
    Técnico que apontou 38 inconsistências…para fechar a kiss imediatamente.
    e fez O QUE??

  3. Até que ponto chega o medo de largar o osso por parte dos governistas, hein ??? É ridículo que levantem esse tipo de insinuação rasteira, ignorando COMPLETAMENTE a dor das famílias.

  4. ahhh o PSOL até me provarem o contrario é junto do pstu e pcb os únicos partidos fichas limpa do pais …e o PMDb teve um deputado condenado a prisão apoucos dias.

  5. Recheado de más intenções está o PSOL, partido oportunista. Porque não organizam uma mobilização em frente a sede dos bombeiros ou uma mobilização na frente do poder judiciário? Sabe quem realmente está gostando disso tudo, são aqueles músicos que colocaram fogo na boate e os donos que não se preocuparam em renovar alvará dos bombeiros. Não, mas insistem em tornar isso algo político, o culpado da tragédia é o Zinn e a CPI.

  6. Que bom possuirmos agremiações partidárias que estão efetivamente apoiando os fragilizados e combativos pais e vítimas da tragédia, enquanto boa parte da cidade só quer saber de “sorrir, seguir adiante, pular São João, e que não atrapalhem o trânsito, não fechem as ruas, não tranquem a BR, não se juntem na praça, escondam tudo embaixo do tapete”.

  7. o brasil é um pais democrático.partidos são permitidos portanto não pode se enfraquecer o movimento dos pais das vitimas por ter apoio de partidos .

  8. Que seja partidário, qual o problema, não é partidário quando o procurador da CMVSM é presidente de uma partido?
    Enquanto no país os movimentos dos manifestantes afastaram partidos, aqui eles participam discretamente, envolvidos e envolvendo-se no debate.
    Muitos partidos devem estar se coçando por perder esta oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo