AssembleiaCidadaniaCongressoCulturaEstadoPolíticaSanta MariaSaúdeTrabalhoTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Kiss e UFSM, Tarso e o Passe Livre, plebiscito em agosto, enfermagem…

* A UFSM também se manifestou nesta quinta, em nota oficial, a propósito dos cinco meses da tragédia que matou 242 jovens e feriu mais de 600, no incêndio da boate Kiss.

* O editor reproduz pequeno trecho: “…Em meio às manchetes que ainda tomam conta dos noticiários, reafirmamos nossa solidariedade com pais, irmãos, amigos, companheiros (as) e colegas de vítimas, pois sabemos a real dimensão da dor e da saudade…”

* Pertenciam ao quadro discente da instituição boa parte dos mortos. E lá estudam muitos dos feridos. Se você quiser conferir o texto na na íntegra, basta clicar AQUI.

* O governador Tarso Genro anunciou na tarde desta quinta  que enviará a Assembleia um projeto criando o passe livre estudantil na região metropolitanas de Porto Alegre, que abrange 33 municípios.

* Deverão ser beneficiados os estudantes que residem em um município e estudam em outro, especialmente os do ensino médio e universitário.

* De acordo com o governo, o projeto será encaminhado em caráter de urgência até a próxima semana e também deverá atender às aglomerações urbanas do litoral norte; do sul (Eixo Pelotas/Rio Grande) e do nordeste (Eixo Caxias/Bento Gonçalves).

* A expectativa do governo – que só pode tratar disso no âmbito intermunicipal – é que o projeto seja aprovado até início de agosto.

* O anúncio foi feito, inclusive, para os representantes dos movimentos sociais que têm realizado protestos nas ruas gaúchas e que foram recebidos por Tarso.

* O impacto da medida no orçamento do estado é estimado entre R$ 8 e 10 milhões ao ano, o que significa 200 mil passes livres por mês.

* O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quinta que a mensagem presidencial pedindo a realização de plebiscito para tratar da REFORMA POLÍTICA deve ser enviada na próxima semana ao Congresso.

* As perguntas a serem feitas a população ainda não estão prontas, mas financiamento de campanha e o sistema de votação estarão presentes.

* Também é possível que, entre as questões a serem postas para a população, uma seja a partir de quando as novas regras passarão a valer.

* A propósito, PSDB, DEM e PPS estão firmando posição contra o plebiscito. Dizem preferer o referendo. Por este, primeiro o Congresso aprova e depois pergunta ao povo se concorda.

* Não deixa de ser interessante notar que faz trocentos anos que o parlamento não aprova nada (inclusive com o apoio dos três partidos) de reforma política. Por que faria agora?

* Ah, é só um palpite, mas está cada vez mais na cara que, embora não seja, talvez, a alternativa mais desejada, o plebiscito, inclusive pela agilidade, é o melhor. Mas…

* Nesta quinta-feira, o ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso foi eleito para integral a Academia Brasileira de Letras. Tornou-se, portanto, imortal.

* Foi um vareio: recebeu 34 dos 39 possíveis. Não há dúvida que FHC tem uma vasta obra literária. O problema, parece, é que esqueceu do que escreveu. Bem, ele é que disse.

* Confirmadas assembleias do Processo de Participação Popular, pelo qual a população poderá se manifestar acerca de prioridades regionais para o Orçamento do Estado de 2014.

* Nesta sexta, às 2 da tarde, o encontro é em Dona Francisca. Na próxima semana, há um punhado de encontros programados.

* Na terça-feira são dois: em Toropi, às 2 da tarde, e em Santa Maria um preparatório para o principal. Será na Associação Comunitária no Bairro Tancredo Neves, às 7 da noite.

* Na quarta, outra reunião em Santa Maria, na Escola Marista Santa Marta, às 7 da noite. Antes, às 2 da tarde, no Salão Paroquial, em Faxinal do Soturno.

* Quinta-feira tem duas assembleias: em Júlio de Castilhos às 9 da manhã e em Tupanciretã, às 6 e meia da tarde. A semana fecha na sexta, às 9 e meia da manhã, com encontro em São Martinho da Serra, no Ginásio de Esportes.

* A assembleia geral de Santa Maria está marcada para a semana seguinte. Será no dia 8, uma segunda-feira, no Clube Comercial, a partir das 7 da noite.

* O coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Enfermagem, deputado Valdeci Oliveira, conheceu, nesta quinta, uma proposta concreta para instituir a jornada de de trabalho de 30 horas semanais na rede pública de saúde de Cruz Alta.

* O autor do projeto-sugestão foi o vereador José Roberto Pieniz (PT), que protocolou a matéria – na última segunda – na Câmara do município.

Valdeci e o edil Pieniz, que entregou proposta feita por ele em Cruz Alta (foto Divulgação)
Valdeci e o edil Pieniz, que entregou proposta feita por ele em Cruz Alta (foto Divulgação)

* O edil entregou cópia da proposta a Valdeci e pediu apoio. “Como é atribuição do Executivo, o projeto é sugestão”, afirmou Pieniz. Para Valdeci, a medida é válida e estimula a mobilização em torno da nova jornada, que é uma luta nacional de toda categoria.

* “Nós já temos a confirmação de que estão sendo protocolados projetos de lei similares em diversos municípios gaúchos. O envolvimento do Legislativo é fundamental para que o debate seja ampliado e para que o Congresso Nacional”, disse ele.

* Neste mês, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi assinada uma portaria que instituiu a jornada de 30 horas semanais para os servidores do Hospital Universitário (Husm).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo