LUNETA ELETRÔNICA. Schirmer e a reforma, UNE e a Esquerda, Sinprosm, Barroso no Senado, indígenas…
* Bueno, está aprovada a Reforma Administrativa, como você leu AQUI ainda no início da noite desta terça. A aprovação foi pela unanimidade dos vereadores.
* Porém, houve ao menos uma declaração de voto, a de Werner Rempel que, embora respeitando o direito do prefeito definir a forma de gerir o Executivo, DISCORDOU da retirada da comunidade do Escritório da Cidade.
* Bueno, a questão agora passa a ser outra, na medida em que o próprio prefeito Cezar Schirmer declarou que seu segundo mandato começaria com a aprovação da reforma.
* Qual? E como será composto o secretariado? E mais? O prefeito aceitou as, digamos, REIVINDICAÇÕES dos vereadores da base governista?
* Como se sabe, Schirmer viaja no final de semana para a Espanha, e lá ficará por 10 dias. Logo, ou a coisa se define já ou fica mesmo é para o final do mês.
* A prefeitura ofereceu reajuste de 5,83% para os servidores municipais, como reposição salarial. Para debater a proposta, os docentes convocados por sua entidade,o Sinprosm, têm assembleia geral nesta quarta.
* A partir das 4 da tarde, no Clube Comercial, o professorado tira sua posição. Inclusive sobre o Piso Nacional da Categoria, cuja atualização não foi garantida pelo prefeito.
* A União Nacional dos Estudantes é um histórico espaço das Esquerdas em geral e do PC do B em particular. Não foi diferente agora, no 53° Congresso Nacional da entidade, realizado em Goiânia no final de semana.
* A presidente é a comunista do B Virginia Barros, estudante de Letras da Universidade de São Paulo e formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
* Integrante da chamada União da Juventude Socialista, vinculada ao PC do B, Virgínia é conterrânea de Lula. É pernambucana nascida em Garanhus.
* O comando da UNE é exercido por sua Executiva de 17 integrantes: 6 militantes do PC do B, 6 do PT. PSB, PPL, PCR, PSOL e um ‘racha’ do PSTU têm as outras cinco.
* Quem está festejando aniversário nesses dias 5 e 6 de junho é a Conlutas, central sindical comandada por PSTU e PSOL- partidos que detêm, em Santa Maria, o controle politico da Seção Sindical dos Docentes da UFSM.
* A fundação, conforme nota DIVULGADA na página da Sedufsm na internet se deu em Congresso na cidade de Santos (SP), com a presença de santa-marienses inclusive.
* A Comissão de Constituição e Justiça do Senado sabatina nesta quarta-feira o advogado Luis Roberto Barroso, indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal.
* Não se descarta,mesmo, que aconteça sessão extraordinária do Senado para, no caso de aprovação pela CCJ (alguém duvida), referendar Barroso nesta mesma quarta.
* No final da manhã desta terça-feira, uma representação composta por 15 indígenas, três quilombolas e duas representações de orgãos de apoio aos índios, inclusive o santa-mariense Gapin, papeou com o governador Tarso Genro.
* Era mais uma das manifestações contra a decisão federal de suspender as demarcações de terras no Oeste do Paraná e, em seguida, talvez no Rio Grande do Sul.
* Para saber mais sobre o encontro e suas consequências, e também o que mais pretendem fazer os indígenas e as organizações, confira PAPEOU publicado na página da Sedufsm, apoiadora do Gapin.
* Começa neste sábado mais uma Campanha Ncional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A meta da secretaria de Saúde é imunizar, em Santa Maria, 14,5 mil crianças de seis meses a 5 anos de idade.
* Na abertura da campanha, que vai até dia 21, além de imunização disponível em todas as Unidades Básicas, haverá duas unidades volantes. Uma na Praça Saldanha Marinho, das 8 da manhã às 6 da tarde, outra no Monet Plazza Shopping, das 10 da manhã às 6 da tarde.
A UNE ainda existe? Pra fazer oposição? hahaha! Que falta fazem os Fradinhos do Henfil…
Perguntar não ofende: os integrantes da CPI da Pizza vão tomar as gotinhas pra combater a paralisia?
e o resultado desse Conune fez tirar da executiva a JPMDB. Claudemir, ainda é extra-oficial, mas provavelmente a coordenadora-geral do DCE da UFSM, Adriele Manjabosco, assuma um dos cargos da executiva da UNE.
Quantos cargos custou a lealdade dos governistas?