Câmara de VereadoresPolíticaPrefeituraSanta MariaTragédia

TRAGÉDiA. Familiares das vítimas da Kiss deixam aquela que está fadada a ser a “pior CPI do Brasil”

Becker e Ferreira, com o protocolo: a CPI da Kiss teme descobrir ilicitudes na Prefeitura
Becker e Ferreira, com o protocolo: a CPI da Kiss teme descobrir ilicitudes na Prefeitura

kiss seloObjetivamente: os familiares das vítimas e sobreviventes da tragédia de 27 de janeiro se deram conta, finalmente, embora já não tivessem muita esperança, que a CPI da Kiss, formada integralmente por governistas, “não quer descobrir a verdade sobre os fatos envolvendo a concessão de alvarás e licenças municipais à Boate Kiss”. E assim age por temer “eventual comprovação de ato ilícito praticado por alguém no âmbito da administração municipal”.

Não poderia haver razão maior para que a Associação que representa os interesses dos familiares desse tchau para a Comissão que, até as pedras sabem, não foi criada exatamente para investigar, ao contrário do que indica seu nome. Os detalhes da attitude formalizada hoje, em ofício à Câmara de Vereadores, você confere na reportagem (texto e foto) de Luiz Roese, originalmente publicada no portal Terra. A seguir:

 “Associação de familiares de vítimas da tragédia sai da “pior CPI do Brasil”

A Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes (AVTSM) não faz mais parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a tragédia da Boate Kiss desde a tarde de sexta-feira. O advogado da AVTSM, Jonas Espig Stecca, fazia parte da mesa de trabalho da CPI desde o início de abril, mas a decisão de não chamar para depor os sócios da casa noturna, Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, foi o catalisador para a saída.  

“Nossos filhos morreram com a fumaça. E esta CPI está incluindo uma fumaça no esclarecimento dos fatos, pois nos sonegaram o direito de ouvir os réus. Ela está fadada a ser a pior CPI do Brasil”, disse o presidente da AVTSM, Adherbal Alves Ferreira, em entrevista coletiva com o advogado e o vice-presidente da associação, Leo Carlos Becker, na tarde de sexta-feira.    

A posição da AVTSM foi encaminhada para a Câmara de Vereadores … por meio de um ofício, protocolado às 15h41, onde são explicados os motivos da saída da CPI. O texto ressalta que a comissão “não quer descobrir a verdade sobre os fatos envolvendo a concessão de alvarás e licenças municipais à Boate Kiss” pois “teme eventual comprovação de ato ilícito praticado por alguém no âmbito da administração municipal”.

 O ofício ainda destaca que os integrantes da CPI “pouco esforço demonstraram para descobrir a verdade” e que os vereadores da comissão “não elaboraram perguntas aos depoentes” ou elaboraram questões “de forma extremamente superficial”.   

Mesmo saindo da mesa de trabalho da CPI, a associação não vai abandonar completamente a comissão. De acordo com o presidente da AVTSM, os familiares continuarão indo às reuniões. Além disso, não está descartada uma ajuda informal aos vereadores de oposição para que eles façam perguntas aos depoentes.  Depois que todos os depoimentos terminarem, a associação vai buscar cópia integral dos autos e fará um relatório sobre a atividade dos parlamentares da CPI.

“Vamos estar em cima igual, vamos estar lá”, garante Ferreira.

A decisão de sair estava sendo desenhada desde o dia 9 de maio, quando a presidente da comissão, vereadora Maria de Lourdes Castro (PMDB), anunciou que os integrantes da CPI decidiram não ouvir os sócios da Kiss. Foi uma resposta a um pedido feito pelo advogado da associação. Stecca sentava-se à mesa junto com os vereadores e podia fazer requerimentos aos vereadores e perguntas aos depoentes…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Vitor. Os sentimentos são reciprocos, lembre que na cidade temos OUTRAS vítimas, perdas fazem parte da vida de todos, alguns não podem oferecer amparo pois TAMBEM estão enlutados.
    Ouvi dias atrás, lá no Calçadão, uma mãe gritando, uma senhora olhou para ela e disse: perdi ONTEM minha filha depois de meses de luta contra um câncer, respeite a minha dor. Acho que isto deve ser lembrado, as demais dores não param e merecem o mesmo respeito.

  2. Perder para alguns que não perderam pode ser algo que passa no fantástico, e tem um sensacionalismo barato que me faz perguntar o que é relevante nessa vida. Perdi um prima e apesar de ser uma prima me sinto abalado, confuso, pois nada foi feito, as mortes foram em vão, quem tem dinheiro consegue se safar fácil. Peço justiça, consideração e humanidade por que pedir mais de políticos é algo que não faço, não quero cpi, quero consideração por todos aqueles, que não são poucos, que perderam alguém, por todos aqueles que choraram e ainda sentem a pior de todas as dores, que é a saudade.

  3. Para mim a imagem destes três vereadores é a PIZZA, fotos deles DENTRO de caixas de PIZZA devem ser usadas.
    Os sabores da pizza CPI são três:
    Azedinha (como a Rebellato) com azeitonas;
    Amarguinha (como a De Castro) com baba de quiabo; e
    Insossa, sem sabor, sem recheio, sem nada encima, em homenagem ao Tavores.

    A borda recheada com Mumu, Marca Schirmer, pois ele adoça os componentes da CPIzza.

  4. Que palhaçada foi esta tal de CPI,esses tres cidadãos queriam se fazer politicamente,em cima de 242 corações dilacerados pela tragedia,que vergonha….tomara que santa maria lembre deles nas proximas eleiço~es se e´que vão ter cara de se candidatarem,vão criar vergonha…..

  5. Gostaria de informar a todos que mesmo com a retirada da Ass.das Vitimas desta CPI,e como do Povo de Santa Maria vou até fim fazendo questionamentos nas oitivas,e sim tentar achar os Verdadeiros Culpados em memória de 242 inocentes,saber que todos os dedos das mãos não são iguais,por isso se meu irmão fosse o Prefeito e estivesse errado jamais eu ia dar apoio.

  6. Duas observação vou fazer primeira acho que a associação não deveria sair e sim fazer ma caminhada pelas ruas de nosso cidade, com fotos dos componentes da CPI, para que o povo menos esclarecido fiquem sabendo quem são seus representantes, e segundo sera que estes Edis vão ter coragem de ir em algum evento publico.

  7. é a pior sim, todas as demais CPIs que terminaram em pizzas por manobras de bases aliadas e governos de ocasião no Brasil envolviam certamente muito dinheiro e interesses políticos. Mas nenhuma um caso de comoção nacional para apurar a morte de 242 pessoas, jogando como se fosse apenas uma mera questão política, desrespeitando o sentimento de todo uma população, de pais, de amigos e de familiares.

  8. Acredito que agora seja o momento para a Associação buscar apoio entre a sociedade santa-mariense e promover a ocupação pacífica de espaços públicos. Por exemplo, a frente do Castelo Rosa, a frente da Casa do Povo. Se fazer ver e ouvir e ganhar dos governistas pelo cansaço.

  9. Concordo com o editor, esta é pior CPI já instalada no país, é uma vergonha o que estão fazendo estes vereadores, deveriam ter vergonha na cara, eu estou muito triste, pensei que ainda existisse políticos sérios na minha cidade mas me enganei feio. Esta CPI já nasceu pré destinada a não dar nada, todos sabiam disto e por favor, desistam de cobrar desta vereadora M.Lourdes que ela é cupinxa do governo e não vai apurar a verdade

  10. Mediante a fatos de grande sofrimento e de difícil apuração assim é a mensagem de Nossa Senhora Rainha da Paz: Em 16/06/81 .”Comecem a amar os seus inimigos e adversários. Não guardem rancor. …guardem somente amor no seu coração. Falem bem dos outros. Mantenham a serenidade. Bem sei que agora não são capazes de fazer isto,mas lhes dou esse conselho: consagrem-se todos os dias do Sagrado Coração e rezem a ele ao menos durante cinco minutos, nesta intenção.” (maio 84) “Não há paz sem oração.” Do livro de Olivo Cesca – Medjugorje Urgente – As aparições de Nossa Senhora da Iugoslávia pg 112

  11. Periga e a De Lourdes, nome de cabeleireira da Tuiuti, não entenda as entrelinhas desta saída.
    O Tavores ainda vai acordar antes do final da CPI;;; que? quem? onde? como? por que?
    E o senhor tem conhecimento que a Kiss funcionou sem alvará?
    Dois meses depois….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo