CidadaniaPolíticaTrabalho

11 DE JULHO. Por aqui, greve de bancários e rede escolar estadual e municipal. E muitas manifestações

Assembleia bancária aprovou paralisação. Bancos públicos devem capitanear o movimento
Assembleia bancária aprovou paralisação. Bancos públicos devem capitanear o movimento

Por ampla maioria dos votos dos cerca de 70 trabalhadores presentes, a assembleia geral do Sindicato dos Bancários votou pela paralisação nesta quinta, 11 de julho, dentro da mobilização em torno do Dia Nacional de Lutas. Poucos acreditam, porém, em fechamento de agências bancárias da rede privada. A conferir durante o dia.

Em todo caso, greve, que é o ato mais extremo das manifestações, ocorrerão, além dos bancários, apenas em três categorias do serviço público: professores estaduais, municipais e servidores técnico-administrativos.

Além disso, uma série de atividades ocorre em Santa Maria ao longo do dia, com a coordenação do chamado “Bloco de Lutas”. Entre as organizações que fazem parte do grupo está a Seção Sindical dos Docentes da UFSM, cuja assessoria de imprensa produziu e distribuiu o material a seguir.  O texto é de Fritz R. Nunes, com informações da Condsef e Rede Brasil Atual, ilustração da J. Adams Propaganda, e foto de Maiquel Rosauro (AI/Sindicato dos Bancários). Acompanhe:

Mobilização nacional nesta quinta-feira

Imagem 11 de julho…Em Santa Maria, duas reuniões na semana passada, envolvendo 15 sindicatos, representação de centrais sindicais e Bloco de Lutas (reúne movimento estudantil e movimentos sociais) definiu por um dia de atividades conjuntas que inicia já pela manhã. A previsão é de que a partir das 9h, na praça Saldanha Marinho, seja colocada uma estrutura de som e que as lideranças sindicais e políticas possam fazer suas manifestações, não apenas pela manhã, mas ao longo do dia. Um panfleto assinado pelas centrais sindicais e pelos sindicatos locais foi impresso (ver ilustração desta nota) e será distribuído à comunidade, esclarecendo as principais reivindicações dos trabalhadores.

.No final da tarde (17h) está programada uma caminhada, que foi chamada de “Marcha do Trabalhador”, que sai da praça e percorre as ruas centrais da cidade. Não há uma estimativa de categorias que irão paralisar em Santa Maria, contudo, existem aqueles segmentos que aprovaram um dia de greve, entre eles, os professores estaduais e os técnico-administrativos da UFSM…

…A pauta construída de forma unificada pela CSP-Conlutas, CTB, CUT, UGT, Força Sindical, NCST, CSB e CGTB inclui os seguintes itens:

.- 10% do PIB para a saúde pública;
– 10% do PIB para a educação pública;
– redução do preço e melhor qualidade dos transportes copletivos;
– fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias;
– redução da jornada de trabalho;
– fim dos leilões das reservas de petróleo;
– contra o PL 4430 (terceirização);
– reforma agrária;
– reforma urbana;
– democratização dos meios de comunicação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo