PolíticaPrefeitura

BUENO! Uma hora ou outra Schirmer terá que contar o “segredo”. E, então, começará o segundo mandato

É muito difícil, pra não dizer impossível, que um secretariado possa ser montado “em segredo”. A menos, claro, que o prefeito Cezar Schirmer tenha decidido não consultar ninguém. Exceto quem ele vai convidar, se é que vai, para compor o primeiro escalão do, já reduzido em meio ano, mandato que tem a cumprir até dezembro de 2016.

Mas como não é de bom tom duvidar da palavra de um comandante do Executivo, então fiquemos com o que ele disse. E isso pode, sim, ser criticado. Afinal, a cidade já convive com uma prefeitura paralisada. Apesar do discurso, há secretarias simplesmente se desmilinguindo, com os servidores remanescentes fazendo das tripas coração para realizar seu trabalho com a diligência necessária.

Para não ficar no “diz-que-diz”, um exemplo concreto: a pasta de Comunicação perdeu o secretário e dois jornalistas se mandaram. O adjunto também iria, mas acabou convencido a ficar e virou secretário interino. E, convenhamos, se trata de um setor estratégico na divulgação da atividade do Executivo.

E o prefeito, afora o “segredo” (há quem diga que isso apenas esconde o fato de não ter nenhum nome grandão para apontar e estaria em busca dele, para anunciar os demais), também disse não ter pressa. E que trataria do assunto apenas a partir desta terça-feira. Seria inacreditável. Seria. Por que, em Santa Maria, com todo o respeito que merecem as autoridades, até nisso já dá para crer. Sim, vai demorar. Azar da cidade.

Ah, de onde tirou o editor esse tipo de análise? Da ótima entrevista feita por Marcos Fonseca, e que o jornal A Razão publicou em sua edição passada. Confira, a seguir, um trecho:

Prefeito de Santa Maria mantém reforma em segredo

Quem espera que o governo de Cezar Schirmer (PMDB) engrene de vez no seu segundo mandato poderá ter de esperar um pouco mais. Sancionada pelo prefeito na última sexta-feira, a lei que altera a estrutura administrativa do Poder Executivo e promete azeitar a máquina governista tem prazo de um mês para ser colocada em prática. Por enquanto, os novos nomes que poderão assumir na Prefeitura pelos próximos três anos e meio ainda são mantidos em sigilo.

O chefe do Executivo informa que irá se dedicar ao assunto a partir de hoje (terça). Ontem (segunda), ele passou a manhã e a tarde ocupado na elaboração de sua manifestação, por escrito, à CPI da Kiss que investiga a conduta da administração municipal no incêndio da boate. “Ninguém tem mais pressa na reforma do que eu”, afirma. Nas palavras de Schirmer, a reforma prevê deixar a administração municipal “mais ágil, mais eficaz, mais eficiente e mais moderna”.

Desde a tragédia de 27 de janeiro, não ocorreu nenhuma mudança no primeiro escalão do governo municipal. De concreto, a reforma administrativa criou uma secretaria a mais: Desenvolvimento Urbano. A pasta surgiu emergencialmente para analisar e aprovar projetos de edificações e para coordenar a fiscalização.

Essas tarefas cabem, até o momento, à Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. Após a reforma, a Mobilidade Urbana ficará apenas com a administração do trânsito. Schirmer não revela quem assumirá a nova secretaria, mas revela que pode ser alguém que já está na Prefeitura. Já sobre a saída de algum secretário, o peemedebista não fala: “Isso eu não vou dizer…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Será um troca-troca, tira e bota, se o Prefeito ouviu a gravação assombrosa,pois nela verá uma pessoa que disse que “se…para o Prefeito, azar o dele, ninguém mandou se cercar de gente incompetente!”.

    Será que o pessoal da Prefeito que estão nos cargos concordam, gostaram, o que acharam do fogo amigo de serem considerados incompetentes em uma gravação que vazou para o mundo inteiro?

    Pelo jeito não é só aquela que dá o tapa e esconder a mão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo