FORMAÇÃO. Prefeitura tem confraria para líderes entre estudantes da Educação para Jovens e Adultos
São vários encontros. O próximo será no final de agosto (autoestima e aprendizagem), depois setembro (Educação ambiental), outubro (relações intra e interpessoais), novembro (Semana da EJA) e dezembro (encerramento e confraternização).
Mas, afinal, o que é essa Confraria de Lideranças, cuja arrancada, na sua edição 2013 aconteceu na noite passada e que reúne estudantes das 15 escolas de Jovens e Adultos mantidos pela comuna? Confira mais detalhes no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Vera Jacques, com foto de Carlos Nunes. A seguir:
“Secretaria de Educação dá a arrancada inicial na formação de lideranças da Educação de Jovens e Adultos do município
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Educação (Smed) realizou, na noite desta terça-feira (16), a abertura da formação para os alunos que fazem parte da Confraria de Lideranças da Educação de Jovens e Adultos do município (Conleja 2013). O encontro, que aconteceu no Auditório do Centro Administrativo Municipal, na Rua Venâncio Aires, 2277, foi dirigido aos alunos que fazem parte da confraria.
Participaram do primeira reunião, a secretária de município de Educação em exercício, professora Silvana Guerino, que fez a abertura do evento; a coordenadora da EJA no município, professora Claudia Bassoaldo, e a professora Vera Lúcia de Lucena, que proferiu a palestra inicial sobre o Perfil de um Líder e suas Atribuições.
A Confraria teve início em 2011, e tem por objetivo proporcionar a formação de lideranças entre os alunos da EJA, tornando-os cidadãos capazes de compreender a realidade social, econômica, política, cultural e do mundo do trabalho. “Capacitando-os como disseminadores de ações positivas, solidárias, cooperativas e responsáveis dentro do contexto escolar”, explica a coordenadora, professora Cláudia Bassoaldo. Atualmente participam da Conleja 70 alunos das 15 escolas que compõem a EJA, no município…”
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