PrefeituraSanta MariaTragédia

KISS. O que afirmou, meeesmo, o prefeito Schirmer a ‘O Globo’? E também, diga-se, não foi o único a falar

A reportagem d’O Globo ouviu também outras fontes e lembrava os seis meses da tragédia
A reportagem d’O Globo ouviu também outras fontes e lembrava os seis meses da tragédia

É possível, sempre é possível, se extraindo o contexto, ter uma visão equivocada das palavras publicadas pelos jornais. E também pela internet. É preciso conceder, sempre, o benefício da dúvida.

Diante disso, e para facilitar o julgamento do leitor, acompanhe trecho da reportagem d’O Globo que se refere especificamente à prefeitura de Santa Maria. O material, assinado por Flávio Ilha, se refere aos seis meses da tragédia da Kiss e que resultou nas manifestações, pra lá de contestadas, do prefeito Cezar Schirmer. Acompanhe o texto a seguir:

 “Seis meses depois, vítimas da tragédia de Santa Maria esperam por indenizações

…Na semana passada, o Tribunal de Justiça concedeu uma liminar determinando que os réus no processo da Kiss arquem com as indenizações referentes à tragédia — o que, na prática, poderia determinar a execução dos bens bloqueados para pagar os ressarcimentos. Mas a decisão excluiu despesas com funerais e tratamentos, por considerar que elas fazem parte da ação coletiva que está tramitando.

O prefeito Cezar Schirmer se defendeu dizendo que muitos pais de vítimas do incêndio pagaram os funerais e obtiveram nota fiscal em nome de pessoas físicas, que não podem ser ressarcidas pela prefeitura. Ele também negou que houvesse prometido ressarcir os gastos das famílias com suas vítimas.

— É ilegal. Não posso pagar uma nota fiscal para um contribuinte comum. A troco de quê? — perguntou ele.

Segundo Schirmer, as famílias carentes receberam ajuda da prefeitura, mas o governo federal não repassou verbas ao município:

— Não recebemos nada de recursos federais, e eu não vou pagar enterro para rico, é claro que não. Não havia nenhum compromisso.

Ele atribuiu as informações sobre falta de pagamentos de despesas com funerais a “denúncias falsas motivadas por jogo político”.

Prefeitura: governo federal não ajudou

A secretária de Finanças de Santa Maria, Ana Beatriz Barros, disse que a prefeitura não recebeu “nenhum tostão” de ajuda do governo federal para ressarcir as despesas com tratamento das vítimas. Segundo ela, vários enterros e velórios foram pagos pela prefeitura — até mesmo para famílias que não se enquadravam no critério de vulnerabilidade econômica. A secretária, entretanto, não soube informar quanto o município gastou.

A prefeitura de Santa Maria também pediu ao Ministério da Integração um ressarcimento de R$ 1,6 milhão gastos com a estruturação do Centro de Acolhimento, para tratar os sobreviventes e familiares das vítimas. A prefeitura também pedia a compra de um prédio na cidade para instalar o centro. Ontem, o ministério negou a ajuda alegando que um projeto de “reconstrução de pessoas” não era atribuição da pasta. O ministério diz que se preocupa em reconstruir a infraestrutura das cidades…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Tudo se justifica, a não presença constante com os parentes das vítimas, o não acompanhamento dos absurdos orquestrados pelos seus aliados, a não observância da fraternidade para com todos envolvidos na tragédia. Uma ação mais pró ativa. O que vejo é muita justificativa e pouca ação prática. Quando tentamos justificar de mais é pq no fundo nos sentimos um pouco culpados.

  2. O fragmento em si isolado era pesado. Mas o texto completo não absolve ele, pelo contrário, deixa a posição dele mais feia ainda. Abriu o bico deliberadamente, achando que por se tratar de um jornal carioca, a coisa não ia estourar aqui. (Parece absurdo, mas ele é sem noção à esse ponto)

  3. Aranha… são contribuintes COMUNS, normais… para ele a Kiss foi algo comum, vítimas e parentes não merecem tratamento especial… para pagar certas contas fazem ginásticas complicadas.
    O Zinn foi exonerado?

  4. Alegar falta de repasse federal, notas fiscais que não estão no nome da prefeitura…
    Abre uma verba extra-orçamentaria,(ou outra coisa qualquer) e ajude à pagar,
    Depois, vamos ver, como devolver este dinheiro.
    Falta total de enfrentamento da realidade, do dia-dia..das famílias, amigos
    Que lembram todo o dia..
    Dos acontecimentos..

  5. É uma administração tão passiva, insensível e negligente, que não sabe nem cobrar das outras instâncias. Pede pra sair.

  6. “— É ilegal. Não posso pagar uma nota fiscal para um contribuinte comum. A troco de quê? — perguntou ele.”

    Um POETA… Contribuinte COMUM?
    A TROCO de quê?

    Sensibilidade e vocabulário nota ZERO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo