AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCongressoEstadoMeio AmbientePartidosPolíticaPrefeituraRegiãoSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. CPI da Kiss, Meio Ambiente, Helvio Basso, Valdeci/Ivar, corruptores, Plurianual…

kiss selo* Aquilo que a muitos passou batido (modéstia às favas, não AQUI), foi confirmado nesta quinta-feira, pelo Presidente da Câmara, Marcelo Bisogno.

* Sim, invocando o artigo 98 do Regimento Interno do Legislativo, o relatório(?) da CPI da Kiss não será apreciado pelo plenário, isto é, por todos os 21 vereadores.

* O trabalho está feito e acabado e não será contestado. Apenas se dará encaminhamento ao que foi colocado no relatório (?). Depois não entendem algumas coisas.

* Epa! Será que alguma coisa está mesmo mudando? Até aqui, parecia haver sempre o corrupto, não o corruptor. Mas… Olha só o que o plenário aprovou nesta quinta:

* O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 39/2013, do Executivo, que responsabiliza administrativa e civilmente pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

* A proposta foi apoiada pelo relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e por vários outros senadores, inclusive o presidente do Senado, Renan Calheiros.

* Vem aí a maior disputa política interna do PT. Será em novembro, no chamado Processo de Eleições Diretas, para as quais estão convocados mais de um milhão de filiados.

* Haverá, inclusive, repercussões locais, algumas das quais já referidas aqui. Mas fiquemos, por ora, com a questão nacional. Nada menos que cinco candidatos concorrerão.

* Os principais, aparentemente, das correntes maiores, são o atual presidente, Rui Falcão, da “Construindo um Novo Brasil” e e o deputado Paulo Teixeira (“Mensagem ao Partido”).

* O primeiro é do grupo que tem como líder principal o ex-presidente Lula; o segundo, para ficar mais próximo, tem o apoio, dentre outros, do governador Tarso Genro.

* Também concorrem, aparentemente com menos chances, Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Renato Simões (Militância Socialista) e Markus Sokol (O Trabalho).

* A tendência é que, em Santa Maria, Fabiano Pereira e Valdeci Oliveira estejam juntos, apoiando Falcão. Já Paulo Pimenta é do grupo que chancela Teixeira.

* O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, e o líder do governo na Assembleia Valdeci Oliveira, vão percorrer sete municípios da região a partir desta sexta.

* O roteiro começa às 9h, em Faxinal do Soturno, com a entrega de uma escavadeira hidráulica para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) da Quarta Colônia.

* Ainda de manhã, em São Pedro, participam de reunião com a Associação de Agricultores. À tarde, visitam o Instituto Federal Farroupilha de São Vicente e, mais tarde, têm audiência com o prefeito de Capão do Cipó, Alcides Meneghini.

* No sábado, o secretário e o deputado realizam reuniões com agricultores em São Vicente do Sul e Cacequi, de manhã, e, à tarde, encontros sucessivos em São Francisco de Assis e em Itacurubi.

* “Será um roteiro de apresentação de ações do governo do Estado e de discussões com os pequenos agricultores da região”, afirmou Valdeci.

* Encerra nesta sexta o prazo para apresentação de emendas do projeto de lei 7913, do Executivo, que institui o Plano Plurianual do Município para o período de 2014 a 2017.

* As emendas apresentadas serão analisadas pela Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, que irá emitir parecer final ao projeto e possíveis emendas até o dia 8.

* A apresentação de emendas ao PPA pode ser realizada por qualquer entidade ou instituição, diretamente no Setor de Protocolo da Câmara, das 8 ao meio dia e da 1 e meia às 5 e meia da tarde.

* A Avenida Hélvio Basso, mesmo não concluída a duplicação, com obra sob responsabilidade da empresa Della Pasqua, terá, na próxima segunda, trânsito liberado em sua totalidade.

* A decisão foi tomada pela secretaria municipal de Infraestrutura, após reivindicação junto ao município, por parte dos empresários com sede no local.

*  Assim, o fluxo de veículos que funcionava apenas no sentido bairro/centro, voltará a vigorar temporariamente nos dois sentidos, entre o trevo da BR-392 e Rua Carlos Hur.

* Para isso, a via que ainda não se encontra pavimentada será liberada. A pedido do titular da secretaria, Tubias Calil, a empresa trabalha em alguns ajustes para possibilitar um tráfego mais seguro

* A Prefeitura de Santa Maria, via secretarias de Proteção Ambiental e da Educação, informa que no dia 18 acontece a 6ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.

* Com o tema, “Que futuro queremos para o meio ambiente de Santa Maria?”, a conferência se propõe a fazer uma revisão e atualização das diretrizes ambientais. Será no auditório do Centro Universitário Franciscano (Unifra III), na Silva Jardim.

* As pré-inscrições estão abertas até dia 16, e devem ser realizadas pelo sítio da Prefeitura, no link da 6ª Conferência ou pelo email [email protected]. Ah, para conhecer a programação, clique AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo