EducaçãoSaúde

MEDICINA. Unifra admite levar hospital para fora de SM. “Temos muitas opções próximas”, afirma a reitora

Área do hospital tem até tapumes. Mas nada de obras, ainda (foto Rafael Dias/A Razão)
Área do hospital tem até tapumes. Mas nada de obras, ainda (foto Rafael Dias/A Razão)

Em meados do mês passado, reportagem de Marcos Fonseca, n’A Razão, já dava conta: hospital da Unifra só sai se houver mudança na Lei Orgânica. A fonte era, claro, a própria instituição, que não consegue fazer deslanchar as obras.

Agora, passou batido (inclusive deste editor) uma entrevista da reitora do Centro Universitário Franciscano, Irani Rupulo, à Agência Central Sul, da própria Unifra. Foi concedida no início deste mês, e resgatada pelo repórter Maiquel Rosauro, que a indicou ao sítio.

Resumidamente, é o seguinte: a reitora informa que não tem ainda liberado o início da obra, reclama que Santa Maria é uma cidade “muito burocratizada” e dá conta que, se não vier a autorização, o hospital será instalado em um município vizinho. “Vai ser muito mais fácil e temos muitas opões próximo a Santa Maria”, informou Irani. Pooois é. Ah, quer conferir a reportagem assinada por Karine Kinzel? A seguir:

Avançam os trâmites para abertura do curso de Medicina na Unifra

Em entrevista, a reitora do Centro Universitário Franciscano (Unifra) Irmã Irani Rupolo, falou para a equipe da ACS sobre o curso de Medicina, cujo processo já está em trâmite.  A proposta de criação do curso foi encaminhada em agosto de 2012 e, de acordo com a reitora, a expectativa é  de que em 2015  a instituição já realize vestibular para medicina, oferecendo entre 60 e 80 vagas…

A previsão é de que a instituição receba a visita da comissão do MEC já nesse semestre que inicia para verificar as condições de funcionamento. Em relação aos hospitais, a reitora relata que ainda não tiveram a autorização local para dar início à construção do hospital- escola já previsto para a área ao lado do atual Hospital São Francisco. “Santa Maria é uma cidade muito burocratizada”, afirma a…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

17 Comentários

  1. fhdf

    Já tem prédio irregular por lá.
    Muito altos para o limite da região.
    Tem casa com mais de 6 m por lá.
    o atual hospital está na beira da sanga.
    tudo errado.

  2. quero saber do acesso para este hospital?
    ruas estreitas.
    como uma ambulancia chegará lá?
    o parque Pallotina vai dançar.

  3. uma cidade comum aplano diretor ultrapassado onde até o Bairro passo das tropas não foi oficializado e consta como área rural… se esperar o que deste plano diretor ultrapassadíssimo..finalmente alguem abriu a boca.

  4. qual a industria que o nosso prefeito quer trazer que trará mais empregos que o curso de medicina e o futuro hospital universitário da UNIFRA. Acho que devemos mudar sim as leis quando essas obras só vem para beneficiar a Cidade. tem muita pessoa medíocre que não quer o desenvolvimento da nossa Cidade, inclusive o nosso prefeito, faz tudo certo.

  5. E além do mais deixo uma pergunta: Gostaria de saber dos prédios que a UNIFRA possui, quais possuem habite-se?

  6. Esclarecendo porque as minhas falas as vezes são muito difíceis de entender: fazer uma obra onde não pode é tentar fazer “guela a baixo” e alguém pedir pra mudar teu nome em troca de comentários é a mesma coisa, ou seja, o que não dá não se faz.

  7. Ohhh, quando a lei não atende os interesses, a cidade é burocratizada. Tadinhas das irmãs. Pior será se alterarem a Lei Orgânica para atender esses interesses.

    Fora isso, não seria nada ruim espraiar a estrutura de saúde pela região.

  8. Concordo com os comentários do Otávio, agora fica fácil mudar as regras do jogo pra beneficiar uma instituição que não paga um centavo de tributo. É fácil fazer chantagem…querem construir? Tenho certeza que terreno em Santa Maria não falta.

  9. O Seu Claudemir se tu não mudar de nome vou fazer meus comentários em um site fora do teu…. (NOTA DO SÍTIO – o editor se reconhece: é meio burrinho. Por isso, não entendeu essa história de mudar de nome. Mas espera, sinceramente, que continue comentando).

  10. Sabe o que acontecerá? Simples, mudarão o plano diretor para construírem o hospital. No hospital regional já foi assim. Esta entrevista não passa de uma pressão da reitora para a câmara de vereadores fazer isto.

  11. É uma vergonha, a briga é política! Lembro que no inicio deste ano a briga era pela liberação da sala para traumatologia na Casa de Saúde e como sempre o Governo Shirmer embargando. Não pensa em melhorias pra cidade, embora sendo uma instituição particular, trará outros retornos financeiros a cidade de Santa Maria.

  12. Não tem como construir um hospital de 8 andares em um bairro residencial, com ruas estreitas, em área de preservação permanente (o que é o maior problema)!!!
    Que façam em camobi, na tancredo, no passo das tropas!!!
    Chega dessa gente ficar fazendo chantagem para ganhar dinheiro à custa do outros, como faz o Caridade.

  13. Pois é!!! A UNIFRA ameaça construir o hospital em outra cidade, por inércia, incompetência ou má vontade do reizinho Xirme. O WalMart cogita cancelar a construção de mais uma unidade na cidade por inércia, incompetência ou má vontade do Xirme. A Ferrovia Norte-Sul pode não passar por Santa Maria por inércia, incompetência ou má vontade do Xirme.
    Enquanto isso a cidade adquire projeção mundial pela morte de 242 jovens e a administração do Xirme autoriza a derrubada ilegal de 18.000 árvores, afora as centenas de milhões de Reais perdidas pelo município pela inércia, incompetência ou má vontade do governo(?) Xirme!
    Ainda dá pra esperar alguma coisa boa da administração(?) do reizinho?
    Estará equivocada a Irmã Lourdes Dill?
    Sinceramente, Claudemir, tá ficando cada vez mais difícil falar sobre o governicho Xirme. Pobre Santa Maria pobre!

  14. Quem fez o projeto da Unifra deveria ter lido as leis municipais, estaduais e federais antes de apresentar o projeto. Não se pode mudar as regras ao bel prazer de qualquer entidade ou pessoa. É um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo