Eleições 2014EstadoPartidosPolíticaPrefeitura

ELEIÇÕES 2014. Vem aí uma dança das cadeiras. No Planalto, na Província e, quem sabe, até na comuna

Bueno, aí falta pelo menos um. O gaúcho Pepe Vargas (PT) deve concorrer a algo, em 2014
Bueno, aí falta pelo menos um. O gaúcho Pepe Vargas (PT) deve concorrer a algo, em 2014

É sempre assim, por força da legislação eleitoral. Ministros, secretários de estado ou município que concorrem a algum cargo parlamentar (e há três em disputa em outubro do próximo ano) têm que se desincompatibilizar dos seus cargos seis meses antes do pleito.

No caso do Estado, acredita-se que mais de meia dúzia de secretários deve se mandar do cargo. Na comuna, até onde se sabe, embora ele próprio não confirme, há apenas um concorrente possível: Tubias Calil, do PMDB, que pode ser candidato à Assembleia Legislativa. O governador Tarso Genro e o prefeito Cezar Schirmer devem providenciar as mudanças até abril, no máximo.

Também podem fazer o que, se diz, será a decisão da presidente Dilma Rousseff: antecipar as mudanças para janeiro, de maneira a compatibilizar a campanha com o último ano do mandato em vigor. A propósito disso, o jornal O Estado de São Paulo publicou reportagem nesta quarta-feira. Há pelo menos uma imprecisão. Não consta, entre os possíveis “saintes” o deputado federal gaúcho Pepe Vargas, ministro do Desenvolvimento Agrário. Ele deve concorrer também em 2014, provavelmente à reeleição. Mas, mesmo assim, vale a pena ler o material assinado por Débora Bergamasco. A seguir:

Eleições farão Dilma trocar ao menos 12 ministros

A presidente Dilma Rousseff vai realizar sua terceira reforma ministerial entre o fim de dezembro e o início de janeiro. Ao menos 12 dos 39 ministros devem disputar as eleições em 2014 e, com isso, serão obrigados a deixar seus postos.

A intenção da petista é concentrar a saída de todos ao mesmo tempo a fim de realinhar seu primeiro escalão para o ano que vem, quando tentará vencer a sucessão e garantir mais quatro anos de mandato.

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, já combinou com Dilma que deixará o comando da pasta no começo de janeiro e espera transmitir o bastão a um sucessor ainda na primeira semana de 2014. Voltará para o Senado e…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo