EXCLUSIVO. Leia (e veja) termo de acordo pelo qual Robson Zinn seguiria na Câmara. O PDT não cumpriu
Uma reunião longa, na tarde/noite de 30 de junho, um domingo. Em plena ocupação do prédio-sede do parlamento municipal. Houve testemunhas. Mas, sobretudo, quatro protagonistas. O encontro se deu na residência de um deles. Quem? Os presidentes do PDT, Miguel Passini, e do PMDB, Robson Zinn; o vice do PP, Marcelo Dalla Corte; e a então ainda chefe de gabinete do prefeito Cezar Schirmer, Magali Marques da Rocha.
De pronto, é possível afirmar que o comandante do Palacete da SUCV tinha conhecimento do que se tratava. Tanto que, se soube depois, pelo próprio, chegou a pedir ao seu presidente, Zinn, que cedesse e, em benefício do todo, deixasse a Procuradoria da Câmara.
Sim, é disso que se está escrevendo. Da crise instalada pela ocupação da Câmara, na última semana de junho, por manifestantes políticos, sociais e das famílias de vítimas da tragédia de 27 de janeiro. Que pediam a saída do Procurador. Como fazer isso sem desmanchar o acordo que conduziu a eleição do pedetista Marcelo Bisogno para a presidência do Legislativo, e a repartição dos demais cargos entre os partidos aliados, era o motivo do encontro da domingueira.
Ao final, um entendimento – proposto, ao que consta, pelo próprio Bisogno, como forma de acabar com o impasse, e que depois não seria cumprido. Firmado no papel e escrito a mão por Dalla Corte. Dizia exatamente o seguinte, como você pode conferir, no linque ali embaixo, e na imagem que ilustra esta nota:
“Termo de acordo
Santa Maria, 30 de junho de 2013.
Os partidos PMDB, PDT e PP, reunidos acordam a Exoneração do Procurador Robson Zinn desta função em 30 dias. No dia imediato à exoneração será nomeado Secretário Geral da CMVSM. O Marcelo Dalla Corte assume a Chefia de Gabinete da Presidência.
O PMDB/PP indicam o novo Procurador da CMVSM.”
Seguem-se as assinaturas dos quatro acordantes: Passini, Zinn, Dalla Corte e Magali.
BUENO, E DAÍ?
Daí, nada. Robson Zinn deixou a Procuradoria e Marcelo Dalla Corte não foi nomeado Secretário Geral. Aí está a origem das acusações entre os partidos que compõem a base do governo e que têm como alvo o PDT, que “não cumpriu o acordo por ele proposto” – segundo todas as entrevistas dadas por Zinn desde o final de julho, quando houve sua exoneração.
Dá pra entender, vendo a imagem, por que o pessoal está pê da vida com o PDT em geral e Marcelo Bisogno em particular. E por que, também, ainda não se desistiu de pressionar Cezar Schirmer a não contemplar os pedetistas com cargos no governo.
O prefeito, porém, embora representado na reunião (ou alguém acredita que Magali Marques da Rocha estava lá apenas como peemedebista, sendo Chefe de Gabinete?), resiste. E diz: “uma coisa é a Câmara, outra é a Prefeitura”.
PALPITE CLAUDEMIRIANO: como terminará tudo isso? Com o PDT no governo e fora da direção da Câmara. Mas a segunda parte só em 2014.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO FORMATO PDF, CLIQUE AQUI.
“oaranhanegra”, fundo do poço é ter um prefeito como temos, e o pior de tudo é ter aquele secretário do PDT e o Marcelo Bisogno nos representando.
Mas isso é a várzea da política, com o devido respeito aos varzeanos assumidos.
A assinatura da então chefe de gabinete, hoje secretária no rabisco significa que o poder legislativo foi extinto na cidade.
Russeau foi finalmente superado.
“Até onde vamos? Temos que chegar ao fundo do poço?”
Este pessoal, já chegou, Marcos Ricca, e o fundo do poço esta instável, pode ruir… ainda mais.
Não existem lugares, para segurarem-se.
O não cumprimento do presente acordo, mostra a “credibilidade” de cada um. E o pior, pertencem ao quadro de funcionários do município e gerenciam nossos interesses, estamos em más mãos!!!
Vamos dar o troco nas próximas eleições, começando com o FORA BISOGNO, FORA PASSINI, FORA MAGALI já que para vereadora nem isso consegue mais.
E eu acredito em papai noel. A quem interessa a divulgação desse acordo escrito a mão tendo como protagonistas a sra magale, o sr. zinn, marcelo e pacini? Nunca vi nada tào infantil. estão brincando com a nossa inteligência. Porque o prefeito não coloca o zin na Prefeitura.
Boa Noite!
O quadro atual da política nacional é algo deprimente, partidos desfigurados e sem a menor credibilidade popular. A apresentação do referido acordo somente corrobora com a tese de que quem faz política pensa muito mais em seu projeto pessoal do que no coletivo. A coligação vencedora no último pleito é una, mas torna-se divisível no momento em que não é possível ter fé em um acordo de cavalheiros, que inclusive está registrado a termo. O PDT mancha sua história no cenário político local e por conta disto tem que ter a honradez de deixar seus cargos no governo já que não consegue, ou não quer, honrar os compromissos assumidos.
Giacomo.
É claro que o que estamos vendo é um VERGONHA, acordos feitos e assinaturas que não valem nada. Mais grave, fazendo acordos para permanecer no poder e enrolar os manifestantes. A assinatura da chefe de gabinete diz tudo. O palacete sabia sim das artimanhas políticas para se manter no poder o procurador. De um lado temos uma vergonhosa negociata para se perpetuar no poder, de outro um estratagema para enganar e ludibriar os manifestantes. A revolta desse papel está nessas condições, fazem acordos para negociata e não para resolver problemas crassos da cidade. Até onde vamos? Temos que chegar ao fundo do poço?
Sou da teoria que nao se deve dar a palavra se nao for para cumprir … O PDT enganou a TODOS … Ano que vem o Sr. Campeao de votos vem a deputado … Daremos as respostas nas urnas …
Nojo da classe política dominante de Santa Maria!!!!
Na ultima sexta-feira o Ex- Procurador da Câmara de Vereadores Robson Zinn esteve em um programa de Rádio e falou que tinha um acordo com o PDT e que no dia seguinte de sua exoneração ele seria nomeado SEC.GERAL da CASA do POVO, O Prefeito do Partido do Robson Zinn, disse em um programa de Rádio que o acordo da Câmara era uma coisa a Prefeitura era outra, mas vendo as assinaturas lá estava o Nome da sua Chefe de Gab. a Prof. Magali, que não é mais Vereadora então eu não entendi mais nada se a chefe está no acordo então Câmara e prefeitura estão no Acordão que não foi cumprido até o momento o Robson Zinn disse que acordo tem ser cumprido tanto na Câmara com na Prefeitura, vamos esperar os próximos capítulos desta novela.
Eu digo e repito, essa cidade está a beira do abismo, e notícias (provas, evidências, etc) como esta, são apenas um passo a mais em direção ao precipício.
2014 está chegando, quero ver a memória dos eleitores muito atenta a tudo que está acontecendo agora, pode mudar o enredo mas os atores são os mesmos. Tome tento eleitor.
V E R G O N H A
Pergunto: Se o tal acordo rabiscado previa que o procurador seria exonerado num dia e efetivado no outro, EM OUTRA FUNÇÃO, quer dizer que o importante não era a sua capacidade técnica na procuradoria e sim o seu perfil pessoal e político?
Como eu gostaria que a divergência entre os envolvidos fosse sobre maneiras de tirar a cidade deste atoleiro moral e ético que se encontra.
Não. A cidade caindo, sucumbindo em lágrimas de dor dos familiares e amigos das vítimas e eles brigando por cargos. Por espaço político. Querem mais espaço político para quê? Para aumentar a sensação de impunidade que reina em Santa Maria? Para proteger mais gente? Para ter certeza que ninguém será chamado a depor se isto significar algum perigo?
Por favor!!!!
E depois não querem que a classe política seja desmoralizada. Pena que o povo tem o costume de generalizar.
Que podridão!!!!! Simplesmente brincam com os famíliares das vítimas da Kiss!!!
Não falo de acordos firmados e não cumpridos pois posso ser surpreendido logo adiante com outro “acordo”, de conteúdo diferente deste e lavrado, quem sabe, em papel higiênico. Falo de outros dados.
O primeiro é a confirmação, não só do conhecimento do Prefeito sobre o que aconteceu (e acontece) nos bastidores da CMVSM, mas da ingerência do governo nas decisões do legislativo. O outro dado é conflito de atuações que recai sobre o ex-procurador. Fica claro que as funções de procurador, presidente do PMDB, militante político e advogado do PMDB estavam misturadas. Deve-se a isso toda a contestação realizada pelos manifestantes, mas não exclusivamente por estes.
Por fim, a lição que fica é que os Santa-marienses devem redobrar a atenção com o que acontece na Câmara de Vereadores.
Em pleno século 21, acordos a caneta e papel de enrolar jornal (como escreveu o Jaci)… Como se dizia antigamente, feito nas coxas.
Folha de enrolar jornal definindo o futuro da câmara! Bem santamariense!
acordos assim mostram do que são capazes essas pessoas que integram o governo municipal de Santa Maria, e mostram também o que foi fito e negado pelo governo, de que o Zin tem Poder Total dentro da Câmara de Vereadores. E agora quem vai ter coragem de rebater isso ai? Quem vai dizer que o papel não existiu? Quem vai contestar e denunciar que isso é uma grande armação da oposição? São muitas perguntas, mas vou deixar que as manifestações venham e depois eu volto.
E pensar que o Sr Marcelo fez mais de nove mil votos. Me envergonho de ter votado nele. Pensa ainda em concorrer a deputado estadual. Piada !!! Deve concorrer ao oscar pela sua cara de pau. Quis fazer politicagem !!!