LUNETA ELETRÔNICA. Prédio da Câmara, pedestres, “Balada Segura”, IR, Educação Infantil, Maria Rocha…

* A Câmara de Vereadores decidiu romper o contrato junto à construtora Engeporto, responsável pela obra de construção do anexo do Legislativo, na rua Vale Machado.

* Até o momento, embora o prazo final tenha encerrado há sete meses, a construção tem concluídos apenas 22,9% do total. Agora, a empresa foi notificada da rescisão do contrato.

* A Engeporto tem 10 dias para contrapor o documento que lhe foi entregue. Transcorridos 30 dias da notificação, a rescisão estará concluída.

* A questão é: o que fazer agora? Isso não está claro na nota distribuída pela Câmara, através da Assessoria de Imprensa. Uma nova licitação, imagina-se, deva ser feita, pois há previsão orçamentária para a obra.

* Nesta quarta, às 2 da tarde, no Plenarinho do Legislativo da comuna, acontece o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Interior.

* Na ocasião, ocorre a apresentação dos objetivos e da linha de atuação da Frente Parlamentar e também discutido um calendário de visitas dos parlamentares que integram a Frente aos distritos.

*  Foram convidados a participar do evento os subprefeitos dos distritos e representantes da Prefeitura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural e da Emater.

* Proponente da Frente, Luciano Guerra apresentará esboço de projeto-sugestão a ser discutido pelos edis e pelos representantes das comunidades e do poder público. O objetivo é criar equipes de trabalho que possam atuar exclusivamente nos distritos.

* Ah, houve sessão plenária nesta terça. E nele, afora congratulações e quetais, o destaque foram os discursos (para saber do que falaram, clique AQUI) na tribuna.

* Dos projetos aprovados, um chama a atenção e, presume-se, será sancionado sem vetos pelo prefeito Cezar Schirmer e vai virar lei. É o que institui, em 4 de outubro, o Dia Municipal do Pedestre. Poois é.

LUNETA ELETRÔNICA. Prédio da Câmara, pedestres, “Balada Segura”, IR, Educação Infantil, Maria Rocha… - luneta-balada-segura

Balada Segura: primeira atividade na rua foi nesta terça, no centro (foto João Alves/CCS.PM)

* A Operação Balada Segura, lançada na segunda, iniciou suas primeiras atividades durante esta terça. Além de outra etapa de treinamento, houve atividade “de rua”.

* À tarde, uma estrutura foi montada na Praça Saldanha Marinho para a primeira Blitz Educativa, marcando o início dos trabalhos.

* As ações foram idealizadas com o objetivo de sensibilizar e, assim, conseguir a adesão da comunidade e imprensa, além e órgãos públicos e privados, junto ao projeto.

* No estande montado, agentes a Gerência Municipal de Trânsito e representantes da prefeitura e Detran distribuem material informativo e esclarecem dúvidas dos motoristas e passantes.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça proposta que aumenta para 28 anos a idade limite para dedução com dependentes no IR de Pessoa Física.

* Atualmente, a idade é de 21 anos. O texto segue para análise da Câmara. Caso vire lei, o contribuinte poderá abater de seus rendimentos tributáveis uma parcela fixa por cada familiar até 28 anos, desde que ele seja declarado como seu dependente.

* Se o dependente estiver estudando em estabelecimentos de ensino superior ou escola técnica de segundo grau, o benefício poderá se estender até os 32 anos.

* A Escola Estadual Maria Rocha está com os três laboratórios do Curso Técnico em Informática renovados. A instituição recebeu da secretaria estadual da Educação, 63 computadores – já em uso pelos alunos.

* Fazem parte do “kit” também dois “Nobreaks” e três “Switches”, além de Projetor Multimídia (Data Show) e recursos para as bancadas dos laboratórios.

* Com o objetivo de qualificar os cursos técnicos oferecidos, o Departamento de Planejamento da Seduc informa, ainda, que a escola foi contemplada na 3ª Demanda do Programa Brasil Profissionalizado FNDE/MEC.

* Isso significa que a escola receberá equipamentos e materiais para três laboratórios de Informática Básica e um laboratório de Informática Aplicada para Idiomas.

LUNETA ELETRÔNICA. Prédio da Câmara, pedestres, “Balada Segura”, IR, Educação Infantil, Maria Rocha… - luneta-prefeitura-educ-infantil

Abertura da Semana de Educação Infantil movimentou a Praça (foto João Alves/CCS.PM)

* Cerca de 250 crianças, de seis meses a seis anos incompletos, da Rede Municipal de Ensino, participaram do lançamento da Primeira Semana de Educação Infantil, que vai se estender até a próxima sexta, na Praça Saldanha Marinho.

* A Semana, promovida pela Prefeitura, via Secretaria de Educação, irá envolver cerca de 5 mil crianças de zero a seis anos, das 23 Escolas Municipais de Educação Infantil.

* O objetivo é possibilitar interações entre as crianças de diferentes regiões da cidade, com o encontro de todas as escolas. Além disso, a atividade deve colocar a criança como sujeito que produz cultura e constrói conhecimento.

* A solenidade de abertura foi coordenada pela Secretária de Educação em exercício, Silvana Guerino. Ela anunciou que a prefeitura encaminhou à Câmara um Projeto de Lei.

* Se aprovado e sancionado pelo prefeito, vai instituir oficialmente a semana no município. Ah, para conhecer a programação do evento, basta clicar AQUI.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *