ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Desafios de Schirmer. E Robinson

Contemplação como a da foto no Feicebuqui? Não, desafio grandão à espera de Robinson
Contemplação como a da foto no Feicebuqui? Não, desafio grandão à espera de Robinson

Carlos Alberto Robinson foi o primeiro secretário de Planejamento de Santa Maria. Fim dos anos 70, quando ele e Cezar Schirmer, aliás, eram militantes do MDB, o partido que fazia oposição consentida à ditadura. Têm história, portanto, ainda que, mais adiante, com a volta do pluripartidarismo, tenham seguido caminhos diferentes, mesmo que não necessariamente opostos.

O fato é que Robinson seguiu carreira jurídica e chegou até à presidência do Tribunal Regional do Trabalho, de onde se aposentou ano passado e retomou a advocacia. Dela é retirado pelo mesmo Schirmer que fora companheiro nos tempos pré-democráticos. E é, também, o principal (sim, ciúmes podem ocorrer, mas não obscurecem a realidade) nome do primeiro escalão montado pelo prefeito para o segundo mandato – decapitado, por decisão do próprio prefeito, em oito meses.

É pelo escolhido para presidir o novíssimo (e, aliás, ainda não estruturado) Instituto de Planejamento Urbano que se pode perceber a intenção do comandante do Palacete da SUCV, para o que pretende realizar, nos três anos e pouco que ainda têm à frente do executivo. E sintetiza, também, de uma certa maneira, uma visão de futuro.

Vai dar certo? Quem pode saber. O fato é que não se poderá acusar Schirmer de não ter buscado alguém capaz de conduzir esse processo de implantação do IPUSM. Ao contrário, Robinson possui todas as ferramentas técnicas e intelectuais. Resta ver se lhe serão oferecidas as condições para realizar o trabalho. Do contrário, de nada adiantará.

Em tempo: descontadas a dança das cadeiras e a manutenção de boa parte do grupo, o fato é que, de novidade, meeesmo, é menos de um terço do total do secretariado – oito meses após o início (pela lei) do mandato. Afora Robinson, só mais quatro (em 19) são nomes diferentes. O que quer dizer algo. Ou não.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Vasta história no MDB e PMDB….nem sempre com posições político partidária convergentes, mas sempre com sólida amizade. Não por acaso que Schirmer é padrinho de sua filha.

  2. O Robinson e o Cezar foram amigos somente no inicio, depois viraram ARQUIINIMIGOS, agora juntos ???? velho proverbio: ” vou morrer e não vou ver tudo “. Aí tem …..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo