OBSERVATÓRIO. Desafios de Schirmer. E Robinson
Carlos Alberto Robinson foi o primeiro secretário de Planejamento de Santa Maria. Fim dos anos 70, quando ele e Cezar Schirmer, aliás, eram militantes do MDB, o partido que fazia oposição consentida à ditadura. Têm história, portanto, ainda que, mais adiante, com a volta do pluripartidarismo, tenham seguido caminhos diferentes, mesmo que não necessariamente opostos.
O fato é que Robinson seguiu carreira jurídica e chegou até à presidência do Tribunal Regional do Trabalho, de onde se aposentou ano passado e retomou a advocacia. Dela é retirado pelo mesmo Schirmer que fora companheiro nos tempos pré-democráticos. E é, também, o principal (sim, ciúmes podem ocorrer, mas não obscurecem a realidade) nome do primeiro escalão montado pelo prefeito para o segundo mandato – decapitado, por decisão do próprio prefeito, em oito meses.
É pelo escolhido para presidir o novíssimo (e, aliás, ainda não estruturado) Instituto de Planejamento Urbano que se pode perceber a intenção do comandante do Palacete da SUCV, para o que pretende realizar, nos três anos e pouco que ainda têm à frente do executivo. E sintetiza, também, de uma certa maneira, uma visão de futuro.
Vai dar certo? Quem pode saber. O fato é que não se poderá acusar Schirmer de não ter buscado alguém capaz de conduzir esse processo de implantação do IPUSM. Ao contrário, Robinson possui todas as ferramentas técnicas e intelectuais. Resta ver se lhe serão oferecidas as condições para realizar o trabalho. Do contrário, de nada adiantará.
Em tempo: descontadas a dança das cadeiras e a manutenção de boa parte do grupo, o fato é que, de novidade, meeesmo, é menos de um terço do total do secretariado – oito meses após o início (pela lei) do mandato. Afora Robinson, só mais quatro (em 19) são nomes diferentes. O que quer dizer algo. Ou não.
Vasta história no MDB e PMDB….nem sempre com posições político partidária convergentes, mas sempre com sólida amizade. Não por acaso que Schirmer é padrinho de sua filha.
são políticos, tudo pode se esperar…..
O Robinson e o Cezar foram amigos somente no inicio, depois viraram ARQUIINIMIGOS, agora juntos ???? velho proverbio: ” vou morrer e não vou ver tudo “. Aí tem …..