OBSERVATÓRIO. São Martinho enfrenta a Espanha
Isso é história!
A coluna foi às considerações preliminares de Romeu Beltrão, na sua obra. Assim, é possível entender algumas circunstâncias que contribuíram para o nascimento de Santa Maria:
“1775 ou 1776 – 31 de outubro – …Rafael Pinto Bandeira toma de assalto a Guarda Espanhola de São Martinho. Divergem os historiadores quanto ao ano, se 1775 ou 1776. São Martinho era defendida por uma trincheira ou estacada, armada com uma bateria, e estava preparada para barrar a entrada da Picada. Dessa defesa mandou o Cel. Jão Henrique de Böhn levantar um croqui, existente na Biblioteca Nacional e reproduzido por Alcides Cruz.
Foi escolhido o Sargento-Mor (major) Rafael Pinto Bandeira para comandar a tropa … formada por cavalaria ligeira… com cerca de 150 homens e uma companhia de granadeiro de dragões…
…Defendiam São Martinho 18 dragões e uns 200 índios, sob o comando do Tem. Manuel Alvarez, tendo como imediatos o Sarg. Paulo Bastane e o Cabo Juan Corales…”
(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.