Artigos

Telefonia móvel, um eterno problema – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

A Constituição Federal de 1988 deu atenção às necessidades dos consumidores e inaugurou a intenção de criar o Código de Defesa do Consumidor. Disso a Lei 8.078/1990 passou a proteger o consumidor, diante da sua condição de vulnerabilidade na relação com o fornecedor. A análise dos direitos básicos do consumidor e sua vulnerabilidade diante das empresas que prestam o serviço de telefonia móvel concluiu que a vulnerabilidade é muito maior do que se pensa, havendo um verdadeiro descaso à tutela dos consumidores.

O direito do consumidor se consolidou no país ao longo dos anos e vem tendo uma evolução bastante considerável, mas diante das questões de telefonia móvel há muito que avançar. O exemplo disso é a comprovação que o próprio sistema nacional de proteção e defesa do consumidor encontra dificuldades em fazer com que os fornecedores respeitem a Lei e cumpram com suas obrigações.

Neste contexto, percebe-se que as empresas de telefonia móvel acreditam estar acima de toda e qualquer legislação e que os métodos até agora adotados não surtiram resultados eficazes para coibir as práticas abusivas. Também se afirma, que a ANATEL deixa muito a desejar no âmbito da fiscalização.

As questões que permeiam as operadoras de telefonia refletem um número crescente e impressionante de reclamações ao longo dos anos. São multadas com frequência e mesmo assim fica comprovado com a persistência dos problemas que as multas não são eficazes e nem repressivas, tampouco cumprem o carater pedagógico. As reincidências nas reclamações fizeram com que uma séria de medidas fossem adotadas, desde a proibição das vendas de novas linhas, o que oportunizou a assinatura, no ano passado, do Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo PROCON/RS junto às empresas.

Por certo, nesse sentido, não há dúvidas de que precisamos de uma atuação mais articulada, sendo que o Estado, investido nos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, deve intervir de forma mais efetiva. Os consumidores precisam efetivar seus direitos por meio de órgãos de defesa do consumidor fortes, sólidos e aptos a ecoar os ditames do CDC. O desafio? Fortalecimento institucional do direito do consumidor.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

Facebook/vitorhugoaf

Referência à parte do texto da monografia de Carlos Alberto Delgado de David, A qualidade da prestação de serviço em telefonia móvel e o Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre as operadoras e o Procon/RS.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo