CidadaniaSanta Maria

CIVISMO. Semana da Pátria em Santa Maria encerra com desfile em que 15 mil foram à Avenida Medianeira

Os colégios militares, além de uma série de outras atrações, garantiram o espetáculo de...
Os colégios militares, além de uma série de outras atrações, garantiram o espetáculo de…

O encerramento oficial da Semana da Pátria, na verdade, se deu às 4 e meia da tarde de ontem, com a extinção do Fogo Simbólico. No entanto, o ato principal, para a comunidade, aconteceu algumas horas antes, na Avenida Medianeira.

Mesmo desfalcado das escolas municipais, ausentes em função do luto oficial, os 15 mil assistentes gostaram do que viram, como se percebe no relato da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques, com fotos de João Vilnei. A seguir:

Público prestigiou momento máximo de demonstração de civismo, com o desfile na Avenida Medianeira, na manhã deste sábado (7)

Cerca de 15 mil pessoas participaram, na manhã deste sábado (7), do Desfile Cívico de Sete de Setembro, em homenagem aos 191 anos de Independência do Brasil. Com o Lema “União, Civismo e Ética: Caminhos para um País Melhor”,  a homenagem ocorreu, como já é tradicional, ao longo da Avenida Nossa Senhora da Medianeira, das 8h até aproximadamente às 11h. O prefeito Cezar Schirmer e a primeira-dama Fátima Schirmer participaram da solenidade, no Palanque Oficial, instalado em frente ao Supermercado Nacional,

A solenidade iniciou as 8h, com o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Rio Grande do Sul  pelo comandante da 3º Divisão de Exército, general Geraldo Antônio Miotto, e pelo Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Brigada Militar, Coronel Jaime Machado Garcia, respectivamente. Coube ao prefeito Cezar Schirmer hastear a Bandeira do Município, que ficou a meio mastro, símbolo de luto pelo falecimento da vereadora Maria de Lourdes Castro, ocorrido na última quinta-feira (5). O ato contou com a participação da Banda da Base Aérea de Santa Maria (Basm), na execução dos hinos do Brasil, do Estado e do Município.

Também estavam no Palanque Oficial, o comandante da Base Aérea de Santa Maria (Basm), Coronel Aviador David Alcoforado; o chefe do Estado Maior da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Coronel Carlos Alberto Garcia; o comandante do 4º Comando Regional dos Bombeiros, coronel Marcelo Maya; o Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Hélio Rubert; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Muller; o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno; secretários de município, representantes de entidades empresariais e demais autoridades municipais.

Antes de começar o desfile, foram lembrados os destaques da Semana da Pátria deste ano. O Destaque Nacional é o militar brasileiro José Plácido de Castro, que participou ativamente da campanha para anexar o Acre ao Brasil. O Destaque Estadual é a União dos Escoteiros do Brasil-Secção do Rio Grande do Sul e, local, o Major Luiz Carlos Prates Carrion. O Colégio Militar de Santa Maria foi escolhido como Destaque Institucional.

Os representantes da Comissão Executiva da Semana da Pátria 2013 também informaram ao público que em virtude do Decreto Executivo, que prevê Luto oficial de três dias no município pelo falecimento da vereadora Maria de Lourdes, as escolas e instituições da administração municipal não participaram da atividade cívica…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

...civismo acompanhado atentamente no Palanque Oficial e também ao longo da Avenida
…civismo acompanhado atentamente no Palanque Oficial e também ao longo da Avenida

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo