CongressoSupremo

SUPREMO (2). Em três meses, 30 ações contra parlamentares. Dois gaúchos na lista

Aqui, no STF, os parlamentares são processados e/ou investigados. Mas apenas aqui
Aqui, no STF, os parlamentares são processados e/ou investigados. Mas apenas aqui

São 318 ações tramitando, sejam inquéritos ou ações penais, no Supremo Tribunal Federal, tendo como alvo parlamentares – deputados federais e senadores, que tem na mais alta corte de Justiça Brasileira o foro privilegiado. São 30 só nos últimos três meses (ou 10 por mês, em média), atingindo 25 congressistas.

O levantamento, com todas essas situações (inquéritos ou ações penais) é do sítio especializado Congresso em Foco. Que aponta, apenas entre os mais recentes, dois gaúchos. Um o petista Fernando Marroni (inquérito 2825, tratando de possíveis crimes contra a lei de licitações); outro é José Otávio Germano, do PP (inquérito 2842, por peculato).

A reportagem, bastante elucidativa, tem como autor o jornalista Thomaz Pires (com a colaboração de Edson Sardinha). Confira, a seguir:

STF abre dez processos por mês contra parlamentar

…O acervo de processos contra deputados e senadores no Supremo Tribunal Federal (STF) aumenta a cada dia. Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que os ministros do Supremo abriram, em média, dez investigações por mês contra parlamentar desde o último dia 22 de maio, quando foi realizada a última pesquisa do site sobre as pendências judiciais de congressistas na mais alta corte do país. 
Nas últimas 12 semanas de atividade do Supremo foram abertos 30 procedimentos judiciais contra 25 parlamentares. São 26 inquéritos (investigações preliminares) e quatro ações penais (procedimentos que podem resultar em condenações) contra 21 deputados e quatro senadores da República.

Desses 25 congressistas, 21 já apareciam respondendo a algum tipo de processo no levantamento anterior, que apontou a existência de 318 inquéritos ou ações penais contra 150 parlamentares…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

QUEM SÃO OS 25 PROCESSADOS MAIS RECENTES? CLIQUE AQUI PARA SABER

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo