LUNETA ELETRÔNICA. Gehm no prejuízo, Dilma na ONU, AL e Valdeci, novos partidos, greve na ECT…
* Na formação do gabinete do recém-empossado vereador Cezar Augusto Gehm, uma peça era (ou é) considerada fundamental: Luiz Alberto Flores.
* O problema é que, como o prefeito Cezar Schirmer não consegue resolver a cessão, pelo Sebrae, de Jaques Jaeger para a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Flores segue secretário.
* Resumo da ópera: Gehm, no que toca a assessoramento superior estaria a pé. Terá que esperar Luiz Alberto Flores. Ou nomear outro para o posto de principal auxiliar.
* A propósito de Câmara, um único projeto deve ser votado na sessão desta terça, segundo consta na Ordem do Dia, disponível no Boletim Legislativo 54/2013. Emoções? Só mesmo em eventuais manifestações na tribuna.
* Mas que ninguém se preocupe: há também os indefectíveis requerimentos, inclusive com moções a ser votadas pelos edis.
* Ah, o projeto a ser apreciado, e certamente aprovado, não tem como origem algum parlamentar, mas o Executivo. É o que institui, oficialmente, a Semana Municipal de Educação Infantil.
* Já na Assembleia Legislativa, são 29 as MATÉRIAS em condições de ser votadas na sessão plenária marcada para a tarde desta terça.
* No entanto, tanto quanto na boca do monte, lá a influência do Executivo é grande. Tanto que os quatro primeiros projetos a ser votados têm como autor o Palácio Piratini. Só depois deles, outras propostas podem ser analisadas.
* Uma das que provavelmente terá o aval do parlamento é a que cria a Gratificação de Incentivo por Dedicação Exclusiva em Atividade Ambiental (GIDEAA).
* Se a matéria for aprovada, os servidores da Secretaria do Meio Ambiente terão direito a uma gratificação correspondente a 60% do vencimento básico. Sua criação foi discutida com a categoria dentro do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) do governo
* Isso, diz o líder do governo, Valdeci Oliveira, representa valorização importante para fortalecer e qualificar a fiscalização, a administração e olicenciamento ambiental no RS”.
* A decisão sobre a votação desta e de outras matérias se dará no final da manhã desta terça, em reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora da Assembleia.
* A presidente Dilma Rousseff discursa na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nesta terça-feira.
* Parece certo que ela fará críticas à espionagem norte-americana sobre comunicações brasileiras e pedirá uma regulamentação internacional sobre o tema. Há quem diga que também condenará qualquer intervenção externa na Síria.
* Também nesta terça, o Tribunal Superior Eleitoral decide se concede o registro a dois novos partidos: o Solidariedade, e o PROS (Partido Republicano da Ordem Social).
* O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Eizo Ono determinou a manutenção das atividades de ao menos 40% dos empregados da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) em cada unidade da empresa durante o período de greve, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.
* A decisão foi publicada nesta segunda no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho. Os Correios pediam na Justiça a manutenção de 80% das atividades.
* O ministro considerou que isso “ensejaria quase que a normalização dos serviços, a frustrar o exercício do direito dos empregados à greve”. Os 40%, segundo Ono, visam a prestação de serviços indispensáveis, os quais sindicatos em greve estão obrigados a garantir.
* A Secretaria Estadual da Educação informa que a rematrícula dos estudantes das escolas estaduais começa no dia 1º de outubro e se encerra no dia 31 do mesmo mês.
* O procedimento deve ser feito diretamente na escola pelos responsáveis ou pelo próprio aluno, quando maior de 18 anos.
* O comparecimento dos pais, ou do estudante maior de idade na escola é importante para a atualização dos dados cadastrais do estudante – informa a Secretaria.
* A rematrícula é indispensável para assegurar a vaga para 2014. A inscrição para ingresso no 1º ano do ensino fundamental e médio, curso normal e educação profissional deve ser feita entre os dias 14 e 31 de outubro no site da Seduc (www.educacao.rs.gov.br).
@Garibaldi Esse é “de fechar o comércio”, literalmente.
O novo vereador, grande empreendedor do ramo de fechar estabelecimentos comerciais, talvez queira dar o mesmo destino ao parlamento local…
… iiih… alguns alunos negligentes não fizeram a lição de casa direito, por isso não têm a vaga assegurada para 2014… 2015, 2016, 2017,…