EconomiaPolítica

URUBUS?! Após Brasil anunciar PIB só inferior ao dos chineses, em vez de festejar, ‘doutos’ projetam queda

As fontes do material d’O Estado de São Paulo chegam a ser risíveis. Uma é um banqueiro (que só o que quer é especular). Outra nem é identificada. Trata-se de “um economista”. Ainda assim, em vez de lembrar que o Produto Interno Bruto do país, no segundo trimestre do ano, foi superior a qualquer um do hemisfério norte (ianques incluídos) e só perdeu para os imbatíveis chineses, o que fazem? Projetar uma queda já em seguida. E só com base em… especulações, claro.

Que coisa! Parecem urubus. Isto, claro, porque praticam um jornalismo “imparcial”. Mesmo que buscando fontes que apenas confirmem a própria tese do jornal. Quáquáquá. Não precisa ser muito inteligente para perceber as falhas do material editado. Ah, a reportagem, disponível na versão online do jornalão paulistano, é de Fábio Alves. A seguir:

Após PIB ‘forte’, economistas temem queda no 3º trimester…

…Depois da surpresa do Produto Interno Bruto (PIB), que apresentou expansão de 1,5% no segundo trimestre ante os primeiros três meses deste ano, é cada vez maior o número de analistas que, em razão do efeito estatístico e também por fatores como estoques mais elevados na indústria, estão agora projetando contração na atividade econômica entre julho e setembro.

Por outro lado, há alguns analistas que já revisaram publicamente as suas estimativas para o PIB do ano inteiro em razão do melhor desempenho do resultado do segundo trimestre, divulgado hoje (sexta) pelo IBGE. Foi o caso do banco Goldman Sachs. O economista-chefe para América Latina do banco, Alberto Ramos, elevou a projeção de crescimento para a economia brasileira em 2013 de 2,3% para 2,7%, informou o correspondente do Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, em Nova York, Altamiro Silva Júnior.

Segundo um economista brasileiro também baseado em Nova York, as revisões dos trimestres anteriores mais a surpresa do segundo trimestre deste ano aumentam o carrego para o resto do ano. “Assim, o PIB cresceria 2,5% em 2013 dado o nível atual e supondo o terceiro e o quarto trimestres estáveis”, afirmou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo