ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Partidos maiores se mantêm, após cinco anos. Mas já houve, pode crer, mais brigas

Não custa lembrar

Em 13 de outubro de 2007:

“Disputas saudáveis – Ao contrário de que se poderia supor, não são nada ruins para a democracia as disputas internas nos partidos políticos. É delas que podem surgir agremiações vivas e democráticas – com resultado positivo evidente para a sociedade.

As agremiações amorfas nada oferecem em qualidade política, é o que pensa esta coluna. Em Santa Maria, pelo menos cinco partidos vivem em ebulição, digamos, permanente. A saber: PDT, PMDB, PP, PSDB e PT. Não por acaso, os maiores. É ali que há mais o que disputar – embora os demais, menores, também ostentem seus desentendimentos…”

Hoje:

Passados exatos cinco anos e duas eleições municipais, não deixa de ser interessante a conclusão: o quinteto de partidos dominantes (e os números mais recentes comprovam) seguem exatamente os mesmos. Por ordem de votos para a Câmara: PMDB, PT, PP, PSDB e PDT. Então, qual a diferença?

Uma, bastante visível: exceção feita ao PT e PSDB, com disputas recorrentes, os demais partidos estão aparentemente pacificados. Aparentemente. As rusgas, se há, são resolvidas com muito maior facilidade pelos dirigentes. Deve ser esse tal de poder, que consegue aplacar as disputas internas. Deve ser.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo