EconomiaSanta Maria

SANTA MARIA. Adesm torna público documento base do Plano Estratégico. Lançamento oficial em dezembro

Lançamento oficial é em dezembro. Mas o documento base já está no sítio da Adesm
Lançamento oficial é em dezembro. Mas o documento base já está no sítio da Adesm

São exatamente 132 laudas. Ok, pode ser longo. Um livro. Mas é fundamental, pensa o editor. Afinal, é documento que pode ajudar a definir o que queremos, meeeesmo, para a Santa Maria do futuro. Ah, e é o documento base – o que pressupõe a possibilidade de mudanças, em relação ao que foi realizado.

Trata-se, aqui, do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria, produzido a partir de uma série de encontros temáticos e sistematizado por professores da UFSM, chamados pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Ah, ele já está disponível (lá embaixo, você tem o linque de acesso), como você confere em material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da Adesm, em texto de Marielle Flôres. A seguir:

Documento Base do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria já está disponível no site da ADESM

Para quem deseja colaborar com a construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria convida a todos para participar da Audiência Pública, a ser realizada na próxima segunda-feira, 4, no Plenarinho da Câmara de Vereadores. O Documento Base visa proporcionar conhecimento do seu conteúdo para possibilitar a contribuição na audiência do Plano. O material já pode ser acessado no site da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria: www.adesm.org.br.

O documento, que é fruto do Movimento A Santa Maria que Queremos, que reúne a comunidade para projetar a Santa Maria do futuro, foi sistematizado pelos integrantes da ADESM e por professores da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM juntamente com alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM.

Segundo o Coordenador Técnico da ADESM, Gustavo Segabinazzi Saldanha, o objetivo de disponibilizar este material no site antes do seu lançamento oficial – que deverá acontecer em dezembro – é ampliar a participação da comunidade na construção do mesmo:

– Neste tipo de processo é fundamental que o maior número de pessoas sintam-se partícipes e contempladas para legitimar as propostas, gerando a convergência necessária dos diferentes setores da sociedade.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento

Um Plano Estratégico de Desenvolvimento representa o resultado de um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos e propostas, voltados essencialmente para a solução de problemas e desafios de um município. Constitui-se de um instrumento de políticas públicas que serve de base para orientar o desenvolvimento local.

Para o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, o Plano oferece uma ferramenta de gestão eficiente, completa e irá orientar a construção de um município desenvolvido e sustentável ao longo dos próximos anos:

– Este documento é fruto de um trabalho de muito tempo, construído com base nas discussões dos Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalhos coordenados pela Agência ao longo de 2 anos, e que contaram com a participação de especialistas sobre cada assunto e de cidadãos voluntários. Ele é a expressão do que desejamos e traz as orientações para colocarmos em prática a Santa Maria que Queremos.

ACESSE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO AQUI.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. É e não é. Muito mais do mesm. Um plano de gestão da prefeitura, um esboço para um programa de governo, nada que o prefeito não devesse saber na ponta da língua. Mobilidade: aumentar 25% o número de pessoas que usam bicicleta e andam a pé e 32% o número de pessoas que usam o transporte coletivo. As metas são para 2030, mas alguns itens estão bem engatilhados como a travessia urbana. Algumas são obrigações como a implantação da política de resíduos sólidos. Qualificação de mão de obra na área de hotelaria, boa proposta. É um resumo. A UFSM é citada 16 vezes, a maioria das vezes para dizer que doutores participaram da elaboração ou para dizer que a instituição existe e deve se integrar mais à sociedade. A UNIFRA que é particular e mais flexível só é citada quatro vezes. Faltou gente de fora da cidade, alguém para apontar os defeitos e ir embora depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo