EducaçãoSaúdeTrabalhoUFSM

SAÚDE. A bronca de sindicalistas contra gestora dos hospitais universitários, o tema do Conselho Municipal

O Conselho Municipal de Saúde se reúne daqui a pouco, às 8 e meia da manhã. O encontro estava originalmente marcado para a próxima semana, o que gerou confusão (e até queixas) dos sindicalistas engajados na luta contra a adesão da UFSM à empresa gestora dos hospitais universitários.

O tema em debate é exatamente a empresa e a sua relação com o Hospital Universitário de Santa Maria.

Sobre tudo isso, inclusive a clara insatisfação, você tem detalhes no material produzido pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Acompanhe:

Debate acerca da empresa já houve, no Conselho, no dia 17 de outubro. Há clara divisão
Debate acerca da empresa já houve, no Conselho, no dia 17 de outubro. Há clara divisão

Conselho Municipal de Saúde antecipa reunião da EBSERH

…A reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) que terá como uma das pautas a discussão sobre a adesão da UFSM à Empresa Brasileira de Hospitais Universitários (Ebserh), inicialmente marcada para quinta, 7 de novembro, foi antecipada para esta quinta, 31 de outubro. O encontro acontece a partir das 8h30min, na sede do Sintical (Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação), que se localiza na rua Francisco Mariano da Rocha, nº 182, quase em frente ao prédio da Câmara de Vereadores.

A motivação de antecipar a reunião não foi descoberta pela assessoria de imprensa da Sedufsm, apesar das várias tentativas de falar ao telefone com a presidente do CMS, Rosa Wolff. A informação sobre a antecipação do encontro foi repassada à Sedufsm por Alfredo Lameira, da coordenação geral da Assufsm e que também integra o Conselho Municipal de Saúde. Lameira não participou da reunião que modificou a data, ocorrida nesta terça, 29.

Na última reunião do Conselho, em 17 de outubro, o representante do DCE, Alex Monaiar, apresentou uma moção em defesa do Hospital Universitário e de combate à Ebserh. Naquele momento, os conselheiros fizeram uma discussão preliminar, em que se destacaram as defesas da adesão à empresa por parte da diretora de Enfermagem do hospital, Soeli Guerra, e do servidor do setor de Psicologia, Salvador Penteado.

A partir da abertura das discussões, ficou acordado que uma próxima reunião trataria especificamente do tema da Ebserh, inclusive com a ideia de chamar um integrante do Ministério Público Federal. No entanto, esse novo encontro estava marcado somente para o dia 7 de novembro, mas acabou antecipado. “Fica difícil de mobilizar pessoas para o debate com uma agenda definida de última hora”, lamentou o presidente da Sedufsm…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo