PartidosPolítica

INCRÍVEL! Posse dos novos dirigentes do PT em SM apenas no final deste mês, mas já há bafafá a caminho

Nas urnas, no domingo, os grupos AE e DS, que concorreram juntos, tiveram 5,4% dos votos
Nas urnas, no domingo, os grupos AE e DS, que concorreram juntos, tiveram 5,4% dos votos

Definitivamente, os petistas gostam de emoções fortes. Nem bem encerrado o episódio eleitoral interno na comuna e já está no caminho deles pelo menos um bafafá que pode ganhar grandes proporções. E, no mínimo, vai gerar muuuita discussão.

O editor explica. Na madrugada de segunda-feira, você leu aqui que a composição do Diretório Municipal, a partir do RESULTADO da eleição dominical, teria 16 integrantes da corrente PT Amplo (de Paulo Pimenta), oito do PTLM (de Fabiano Pereira), seis da ULD (Valdeci Oliveira) e dois das correntes AE/DS. E que o 33º nome será o líder da bancada na Câmara de Vereadores.

Pois bem, nesta terça-feira, surgiu definição vinda de cima (leia-se orientação dos diretórios Regional e Nacional), segundo a qual somente têm direito a participar do comando, em nível local, os grupos que tiverem conquistado pelo menos 9% dos votos. Nesse caso, em Santa Maria, as correntes Articulação de Esquerda e Democracia Socialista não mais teriam a indicação de dois nomes, de vez que conquistaram apenas 5,4% dos votos na eleição de domingo.

Pode-se afirmar, conhecendo minimamento o PT, que isso vai dar um grande forrobodó, na medida em que essas duas correntes, pelo menos em Santa Maria, não ficarão exatamente quietas, e exigirão participar. Se a regra anunciada for seguida, porém, isso só acontecerá se alguma das outras correntes ceder espaço. Quem acredita nisto?

EM TEMPO: segundo fonte privilegiada do editor, com as novas normas, quem leva as duas vagas inicialmente destinadas à AE/DS seria o grupo PTLM (que passaria a 10), não mudando muito a correlação de forças entre os grandões do partido em Santa Maria. De todo modo, tempo para discutir o assunto haverá, pois a posse dos novos dirigentes, inclusive do presidente eleito Sidinei Pereira, acontece depois do segundo turno estadual, previsto para o dia 24 deste mês.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Olha, prá começar a conversa esta informação é insuficiente, pois ela não existe em nenhuma instância do PT, fora a vontade de algum desavisado do PT de Santa Maria, e mais: tem que se fazer uma avaliação mais qualitativa sobre esse fato, vejam bem se não bastasse colocar anos de história na construção deste partido, que garante a democracia interna no lixo, cabe resaltar que quem está sob o foco da pseudo informação, justamente correntes minoritárias que se recusam a carregar gente, seja de ônibus, carro ou combis, respeitando ao grau máximo os filiados do Partido, aliás práticas essas (carregar filiados) bem corriqueiras por aqui, nesses serros da Boca do Monte. (Estaria eu falando alguma bobagem??)

  2. Claudemir, essa regra não existe…
    Se existisse, por exemplo, o PTLM que neste momento tem 7,9% dos votos na chapa estadual estaria fora da executiva do PT/RS

  3. Prezado Claudemir,

    Esta sua fonte dentro do PT ou não está bem informada ou possui má intenções. Qualquer consulta ao regimento do PED e às deliberações do último congresso do PT verá que isso não procede. Não existe cláusula de barreira para compor a direção do PT. Vc está reproduzindo boatos, fofocas…

  4. Isso é o que da dar asa a cobra, a poucos anos a traz qualquer elo da corrente era uma grande companheira agora depois do poder não servem mais, tem mesmo que sair do poder para voltar a dar valor aos pequenos aquelas formiguinhas que ajudaram e muito este partido chegar onde chegou, mais como na vida tudo é assim não poderia ser diferente, depois que se conhece a mordomia os pequeno que se espluda.

  5. Vamos ser francos: a direção nacional do PT está afogando os grupos minoritários internos. Estão criando uma cláusula de barreira bem ao gosto do que a direita sempre desejou para o país. Lamentável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo