AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEducaçãoEleições 2014EstadoHistóriaPartidosPolíticaSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Frente dos resíduos, eleição do PT, Anita e o IGAM, Pozzobom, projeto no Marieta…

* Como se previa, o plenário da Câmara de Vereadores aprovou, na sessão da tarde passada, requerimento assinado por Manoel Badke, Luiz Carlos Fort e Dr Tavores.

* Com isso, mais uma frente parlamentar passa a existir no parlamento da comuna. No caso a “das Políticas Públicas de Resíduos Sólidos”.

* Enquanto isso, persiste o bafafá em torno da recusa de Anita Costa Beber, em participar da subcomissão de ética que apura conduta dos edis criadores da CPI da Kiss.

* Conforme a procuradoria do Parlamento o Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), este tem prazo de 15 dias para entregar o parecer solicitado pela Câmara – uma vez que não há previsão regimental para a atitude de Anita.

* Ah, o pedido foi protocolado em 30 de outubro. Logo, até dia 15 terá que ser atendido. Como é feriado, imagina o editor que o período é antecipado para 14, quinta.

* Também na sessão desta terça, é possível destacar o Expediente Nobre que, por solicitação do vereador Coronel Vargas, foi dedicado aos 176 anos da Brigada Militar. Para saber mais, e inclusive ler o noticiário completo, clique AQUI.

* Com a maior parte dos votos apurados, já se sabe que não haverá segundo turno na eleição para presidente nacional do PT.

* Rui Falcão (apoiado pelas correntes reunidas no grupo “Construindo um Novo Brasil, do ex-presidente Lula) foi reeleito com alguma facilidade. E, assim, com mandato de quatro anos, vai conduzir o partido na campanha eleitoral de 2014.

* Já no Rio Grande está sacramentada, embora inda não encerrada a apuração, a realização de uma nova rodada, entre os candidatos mais votados domingo passado.

* Jairo Jorge (Socialismo XXI, com apoio da Unidade na Luta Democrática) e Ary Vanazzi (Articulação de Esquerda, com apoio da Democracia Socialista) vão disputar a presidência no segundo turno, dia 24.

* O terceiro colocado, Paulo Pimenta (PT Amplo), torna-se o grande eleitor interno na disputa entre Jorge e Vanazzi. Consta que este último é que terá o apoio do deputado.

* Na Assembleia, após a leitura do seu relatório ao projeto que institui o Sistema Estadual de Direitos Humanos do RS, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) retirou seu parecer para reexame.

* A intenção dele, segundo material de sua assessoria, é ganhar tempo para debater com o governo dois pontos do projeto que receberam emenda do parlamentar.

* O objetivo seria corrigir possíveis ilegalidades, sem que seja preciso pedir diligência e, assim, atrasar a votação. Pozzobom deixou claro que é favorável à constitucionalidade e, por consequência, ao mérito do projeto.

Mestre Luiz Antônio Loreto debate com os alunos do 7º ano do Marieta (foto Divulgação)
Mestre Luiz Antônio Loreto debate com os alunos do 7º ano do Marieta (foto Divulgação)

* A Escola Estadual Marieta D’Ambrósio recebeu nesta terça o “Projeto Narrativas de Africanidades e Afrobrasilidades: do texto ao texto”.

* O evento,  que promoveu a mostra do filme “Besouro”, tevem também debate – para estudantes do 7º ano – com a presença do Mestre Militar de Capoeira, Luiz Antônio Loreto, da Associação de Capoeira de Rua Berimbau.

* O Projeto é coordenado pela professora Ceres Teixeira de Paula e tem como proposta discutir e debater filmes e textos.

* Este ano os alunos estão tendo a oportunidade de trabalhar provérbios e textos de autores africanos. O objetivo é trabalhar a vida de cada aluno com os princípios africanos como a circularidade, brasilidade e a ancestralidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo