PrefeituraSanta MariaTrânsito

TRÂNSITO. 14 novas linhas de ônibus, novidade do Plano de Mobilidade Urbana. Saiba quais as demais

Moncholi: pesquisa aponta para racionalização do transporte privado e público em SM
Moncholi: pesquisa aponta para racionalização do transporte privado e público em SM

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana já está concluído. Haverá ainda uma audiência pública (de apresentação) antes do envio à Câmara de Vereadores. As principais mudanças foram informadas hoje, no Palacete da SUCV, por David Moncholi, diretor do consórcio espanhol que o elaborou.

Entre as propostas colocadas no PDMU está, por exemplo, a implantação de uma nova rede de ônibus urbano, com a criação de 14 linhas troncais, das quais oito de ligação do campus da UFSM com o centro e os bairros. Também está incluída no Plano a criação de Zonas de Prioridades para Pedestres (ZPP), inclusive com a implantação ou extensão de calçadões. Da mesma forma, prevê-se a alteração no sentido das ruas Silva Jardim e Andradas, com velocidade máxima permitida de 30 e 50 quilômetros por hora.

Para saber mais do que foi apresentado hoje, com a presença de autoridades e convidados pelo comandante do Executivo Cezar Schirmer, inclusive as demais mudanças, confira trecho do material produzido pela assessoria de imprensa do Gabinete do Prefeito. O texto é de Luiz Otávio Prates, com foto de João Vilnei:

Prefeito convoca reunião para apresentar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Encontro aconteceu nesta segunda

Planejar o trânsito e o transporte público e privado de Santa Maria para as próximas décadas. Estes são os principais objetivos do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU), que está sendo elaborado desde o ano passado. E, para apresentar os resultados às entidades de classe da cidade, instituições de ensino superior, vereadores, imprensa e empresários do setor, o prefeito Cezar Schirmer convocou uma reunião, no Salão de Atos da prefeitura, na manhã desta segunda-feira (18)…

…Durante o encontro, o diretor do consórcio de empresas Idom Ingenería Y Sistemas, David Moncholi, apresentou as propostas para qualificar o trânsito e o transporte do município (veja abaixo). O estudo ainda trouxe números relativos à mobilidade urbana na cidade. Entre os dados, alguns números ganharam destaque: 25% das pessoas que fazem deslocamentos de 600 metros, ou seja, duas quadras, utilizam carro, e 50% usufruem de veículos para deslocamentos de até 1,8 quilômetros…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Caro GEF,

    As amostras, bem como a metodologia aplicada para a elaboração do estudo, foram apresentadas durante as quatro audiências públicas realizadas até o presente momento.

    Está previsto, inclusive, a entrega de um software de simulação para aplicar as mudanças, um cronograma de ações e os custos.

    Caso o senhor queira saber mais, está convidado a participar da quinta audiência pública, que acontece no dia 28 de novembro, às 18h30, no auditório da prefeitura (SUCV).

    Atenciosamente.

  2. Esse GEF nunca foi em nenhuma das inúmeras audiências e está aqui escrevendo m…. Caro GEF entra no site do IPLAN e lê todas as apresentações realizadas ao lindo das diversas etapas das audiências. Joga m…. no ventilador é fácil, difícil é participar e contruir coletivamente as coisas. Todas essas suas questões foram respondidas ao longo das audiências, sei disso pq participei de muitas de muitas delas, todas em horário pós-laboral.

  3. O item 4. prevê a criação de novas linhas de transporte público. Se não enxergavam a necessidade de nova licitação, ai está um fato novo.

  4. Seria interessante mostrar maiores detalhes de como foi feito o estudo. E apontar como foram feitas as decisões no que diz respeito às prioridades. E, importante, quanto custou a brincadeira.
    Foram feitas entrevistas? Qual o tamanho da amostra?
    Colocar o mapa digitalizado de uma cidade no computador e simular o trânsito não é absurdo hoje em dia. Foi feito?
    O plano prevê etapas para implantação? Prioridades? Custos? Ou é um plano geral que precisa ser detalhado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo