Copa 2014EsporteMídiaNegócios

COPA. Se nada mudar (o que é improvável), só três rádios de Santa Maria habilitadas a transmitir os jogos

Apenas 21 emissoras de rádio brasileiras se habilitaram, num investimento (só para comprar os direitos) de perto de R$ 2 milhões, e poderão transmitir (e se credenciar para tanto) os jogos da Copa do Mundo da Fifa, ano que vem, em 12 estádios do País.

Sim, a Copa é um negócio. Aliás, um negocião. Poucos estão em condições de bancar a participação trilhardária. No que toca à mídia, não é diferente. Só duas emissoras de TV em canal aberto vão transmitir: Globo e Bandeirantes. Esta, por concessão daquela, pelo que pagou um troco esperto. Há ainda as emissoras em canal fechado: além da Globo (via SporTV), também a ESPN e a Fox. E mais ninguém. Só os tais três minutos regulamentares por jogo, em imagens cedidas pela Fifa.

E em rádio? Pooois é. Lá embaixo você tem um linque em que acessa a relação completa. Fiquemos, aqui, com o Rio Grande. Só a Gaúcha (RBS) pagou o preço. Logo, só ela poderá transmitir. Aos outros, nem o tradicional “of tube” é permitido. Dá multa. E tão pesada que seria mais barato comprar os direitos.

Assim, sobram as redes. No caso de Santa Maria, apenas a Imembuí (coligada com a Bandeirantes nacional, que comprou os direitos) e a Gaúcha (com sua mãe, na capital) já estão habilitadas. As demais comerciais estão fora do jogo – a menos que desfaçam suas alianças atuais e encontrem alguma emissora extra-Rio Grande no meio do caminho. Mas há uma terceira que poderá ser alternativa. Sim, a rádio Universidade, por conta de… Bem, quem explica melhor é a própria UFSM, através de sua Coordenadoria de Comunicação Social. Acompanhe:

Rádio Universidade AM irá integrar Rede Pública de Rádios

A Rádio Universidade AM vai integrar a Rede Pública de Rádios (RPR), cujo objetivo será dar uma maior sinergia entre o universo diversificado das emissoras públicas do país. O assunto foi discutido no mês de novembro, em Brasília (DF), em encontro nacional promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O diretor da Rádio Universidade AM, Celso Franzen, participou do encontro, juntamente com representantes de cerca de 40 rádios públicas brasileiras (educativas, culturais, universitárias e institucionais), além das rádios da EBC.

Segundo Franzen, a Rede Pública de Rádios permitirá diferentes tipos de parcerias, entre elas a participação conjunta em coberturas e transmissão de eventos especiais. O primeiro deles será a Copa do Mundo 2014. Franzen relata que já houve uma transmissão experimental, com cerca de 10 emissoras, na Copa das Confederações. “Foi um exemplo que deu certo”, afirma.

Na Copa do Mundo do próximo ano, a Rádio Universidade AM e as demais integrantes da RPR vão transmitir todos os jogos. A EBC ganhou permissão da Fifa para transmitir, ao vivo dos estádios, as partidas da Seleção Brasileira, além de uma semifinal e a final do mundial. Os demais jogos serão transmitidos ao vivo de um espaço público no Rio de Janeiro onde haverá telão. A emissora da UFSM poderá encaminhar profissionais para a transmissão dos jogos a partir do espaço público – nas partidas nos estádios, só a equipe da EBC terá credenciais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA SABER QUAIS AS RÁDIOS QUE COMPRARAM OS DIREITOS DE TRANSMISSÃO, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo