Artigos

Que venha 2014 – por Daniel Arruda Coronel

A cada inicio de ano, fazemos projetos e traçamos objetivos para serem alcançados no decorrer do ano. Embora o ano de 2013 tenha ficado a desejar em várias aspectos, não devemos perder a esperança, o otimismo e a vontade de superar obstáculos e desafios para consolidar nossos sonhos e metas.

Em 2014, teremos, pela segunda vez na história do nosso país, a oportunidade de sediar o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo, quando milhares de pessoas estarão atentas para o Brasil e, para isso, é fundamental que o governo consiga resolver os principais problemas de infraestrutura, logística e segurança, que impedem e dificultam a grandiosidade deste evento.

Além disso, no próximo ano, teremos eleições para a Presidência da República, a sétima eleição direta, após o período ditatorial e, para isso, é fundamental que a sociedade exerça de maneira digna e republicana seu direto ao voto em governantes comprometidos com uma estratégia de desenvolvimento econômico com equidade social, com ênfase na redução das disparidades econômicas e sociais e na extirpação do patrimonialismo, o qual impede a construção de um país mais igualitário e sem o clientelismo e o “jeitinho”, o qual corrói as instituições.

Em relação à nossa querida cidade de Santa Maria, é fundamental que os ocupantes do paço municipal consigam efetivamente desenvolver projetos e ações com o objetivo de uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo, o qual vise a melhores condições de saúde, habitação, educação, cultura e segurança. Para isso, é fundamental o apoio e a parceria estratégica com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a qual terá uma nova administração, com desafios, mas não faltarão altivez e bravura para superar estes desafios e, com certeza, a UFSM irá voltar a ocupar seu papel de protagonista do desenvolvimento regional da comunidade.

Enfim, em 2014, os nossos desafios e sonhos estarão mais vivos do que nunca. Embora os obstáculos e os espinhos sejam árduos, com a benção e proteção da Mãe Medianeira haveremos de superar e voltar a ter a alegria de uma cidade que sempre foi referência cultura, e educacional para o estado e o país. Como diria Martin Luther King: “A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”.

P.S. Gostaria, mais uma vez, de agradecer ao Claudemir por este espaço qualificado, que me dá desde o ano passado, e desejar votos de um ótimo Natal e um 2014 repleto de realizações  a ele, colaboradores e a seus  leitores. A partir da próxima semana, estarei, com muita honra e orgulho, exercendo o cargo de Diretor da Editora da UFSM, órgão tão importante e estratégico para  a vida cultural e educacional da nossa cidade. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. precisamos de união para grandes projetos na área da saúde, educação, área militar (que é a vocação de SM) e mobilidade urbana para o desenvolvimento da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo