Artigos

Adeus, 2013. E agora, 2014? – por Atílio Alencar

O ano de 2013 se despede com as tradicionais retrospectivas midiáticas – que ora legendam o passado recente como um período trágico, ora relativizam o tom de desgraça com as conquistas brasileiras no esporte – e 2014 vai acenando no horizonte, com nossos votos renovados de paz, saúde, prosperidade, justiça etecétera.

No primeiro caso, a fórmula é tão desgastada que não é necessário muito esforço para reproduzir mentalmente seu esquema: uma sucessão de imagens rápidas, num turbilhão de perspectivas alternando o foco entre a dor e a alegria, narradas por uma voz imponente mas ainda assim capaz de expressar comoção ou ternura, enquanto a trilha sonora sublinha as cenas de horror, superação e   perplexidade.

Na versão impressa, substitua as tomadas aéreas por fotos espetaculosas e subtraia os efeitos sonoros, e está pronto. Quase perde o sentido começar um ano novo, do zero, sabendo que ele está fadado a ser contado de um jeito igualzinho ao anterior pela imprensa lá no próximo dezembro. Pra que, afinal, arriscar-se na imprevisibilidade dos 365 dias do calendário se, conforme nos dizem os periódicos, estamos girando em círculos?

Ironias à parte, 2013 teve momentos que constrangeram essa narrativa monótona, ao menos no tempo real dos acontecimentos. Talvez nunca, em anos recentes, a sensação de falta de controle por parte de governos, mídia e teóricos tenha ficado tão em evidência quanto em junho (e em seus desdobramentos), o mês que não coube na História. As ruas foram ocupadas por ondas tão contagiosas quanto irredutíveis aos discursos de quem jurava entender e, no grau máximo da prepotência instituída, até prever os possíveis desarranjos no sistema.

Nem a resposta protocolar dos governos, nem a diplomacia lacrimogênica da polícia, tampouco os métodos usuais da grande mídia para manchar a reputação dos protestos: as pessoas foram às ruas – e saíram delas – à revelia completa dos mecanismos de controle. Para 2014, ano de Copa do Mundo e eleições, não é preciso nenhum dom profético para imaginar que não faltarão motivos para um revival dos protestos.

Em Santa Maria, no calor de um ano que começou da pior forma imaginável, o luto foi gradativamente tornando-se luta, e milhares somaram indignação e revolta ao caldo da tristeza causada pelo desaparecimento de centenas de jovens numa ocasião que deveria ter sido apenas festiva. De novo, o inexplicável sob o ponto de vista dos especialistas: um prefeito recém-reeleito, com apoio da maioria esmagadora da população, viu sua popularidade se desmanchando no ar enquanto revelava-se o chefe arrogante de uma administração marcada por cisões até então insuspeitas.

Com a Câmara de Vereadores ocupada por centenas de manifestantes no meio do ano, a crise alastrou-se pelos gabinetes do Executivo e Legislativo locais, deixando claro que há algo de podre no reino da Boca do Monte: trocas de acusações, demissões, revelações sobre acordos obscuros nos bastidores, inaptidão para dialogar com a sociedade organizada e o ócio administrativo frente às demandas sociais foram apenas alguns dos episódios da atual novela política em cartaz na cidade.

Por isso tudo, e pelo modo como o ano vai chegando ao seu fim pela terra do vento norte, os meus votos são, claro, também aqueles lá de cima, no início do texto. Mas por conta de tudo que vivemos em 2103, e pela forma cínica como os vereadores municipais conduzem temas de interesse público nesse fim de ano – em meio à mais nova crise gerada por desentendimentos no tráfico descarado de influências na Câmara -, eu desejo mesmo é que a gente não volte mais à condição de meros espectadores do espetáculo de mau-gosto protagonizado pelas instituições que deveriam nos representar.

O ano novo só pode ser bom se encararmos as crises como fatores de mudança. Ou nos entregamos ao acaso e nos deixamos levar, ou levamos a conversa num tom de igualdade, nunca de submissão, entre povo e governantes.

Desejo uma feliz escolha para todos nós em 2014.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Muito bom o texto do amigo seco, ou para os mais íntimos, Atílio. Postei em meu perfil um texto que fala um pouco sobre o ano de 2013 e o “facebuqui”.

    Em 2013, mostramos novamente o quanto é possível usar esta rede de uma forma positiva. Mudamos nas boas, mas é nas coisas ruins principalmente, que precisamos e temos o poder de mudá-las. Para quem não se lembra, o “boom” desta rede social por aqui, começou em novembro de 2008 com a tragédia das enchentes em Santa Catarina. Nunca tínhamos visto tanta comoção e união serem ligados por computadores, uma propagação online massiva que gerou uma rede filantrópica em perfis, páginas e grupos do Facebook. Notícias em tempo real postadas por nós, simples usuários, fizeram que até os meios de comunicação mais tradicionais olhassem de uma forma mais ampla para a Internet e mais especificamente, para o sucessor do Orkut.
    2013 começou com um viral, pessoas postando “página 1 de 365, 2 de 365”. Em um domingo, Santa Maria acordou e a página 27 do livro mudou nossa história de tal forma que nunca conseguiremos virá-la.
    O Brasil e o Mundo estavam dentro de Santa Maria. E vimos mais uma vez, a rede sendo um canal importantíssimo para que as ajudas chegassem rápidas e informações fossem dadas por qualquer cidadão que aqui estivesse, conectado e disposto é óbvio.
    Claro que outros fatos marcaram este ano, e eu me pergunto: será que se esta rede social – Facebook – não existisse, tais acontecimentos e movimentos teriam a abrangência que tiveram? Teríamos tanta gente nas ruas em junho? Mensaleiros seriam presos? Um monte de perguntas, que só teremos respostas definitivas, quando entendermos que não precisamos sair da internet para sermos pessoas melhores ou livres. As novidades tecnológicas não vão parar, temos é que usá-la como aliada. Informação gera conhecimento e conhecimento é o que ajuda mudar o mundo.
    Por um 2014 em que cada vez mais, nós usuários, sejamos protagonistas do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo