Santa Maria

IMPOSTO. Prefeitura pretende cobrar taxa para asfaltamento de ruas e de saneamento pluvial

POR MAIQUEL ROSAURO

O jornal A Razão noticiou na edição de quarta-feira a intenção da Prefeitura de Santa Maria em criar um novo imposto para asfaltamento de ruas e de saneamento pluvial. Será que a proposta seria aprovada na Câmara de Vereadores? Leia na matéria abaixo.

Mais um imposto vem aí?

A Prefeitura de Santa Maria pretende instituir a cobrança de uma nova taxa relativa a melhorias na infraestrutura da cidade. O dinheiro arrecadado do contribuinte com o novo tributo seria utilizado nas obras de asfaltamento de ruas e de saneamento pluvial. O Executivo embasa a proposta em uma lei federal pela qual os municípios seriam orientados a fazer a cobrança juntamente com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para cobrar, a Prefeitura terá que ter o aval da Câmara de Vereadores (veja quadro).

Segundo o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, a taxa é obrigatória e constitucional. “Está embasada em artigo da Constituição Federal que obriga os municípios a cobrar a taxa de melhorias. O contribuinte que solicitar o asfaltamento de uma rua, por exemplo, terá descontado o valor dessa melhoria no IPTU”, explica Tubias.

O secretário esclarece também que os contribuintes que aderiram ao Programa de Asfaltamento Comunitário Pró-asfalto estão isentos da cobrança. No Asfaltamento Comunitário a Prefeitura entra com parte do material utilizado e mão de obra para a conclusão da pavimentação.

Tubias cita como exemplo a cidade de Chapecó (SC) onde as ruas foram asfaltadas com a receita da nova taxa. “Se o Executivo não cobrar a taxa, poderá ser enquadrado pelo Tribunal de Contas”, alega o secretário.

Oposição – O desafio do governo Cezar Schirmer (PMDB) será obter a aprovação da nova taxa na Câmara de Vereadores, a exemplo do que ocorreu em dezembro de 2009, quando conseguiu apoio para a criação da Contribuição para Iluminação Pública (CIP). O líder da oposição, Luciano Guerra (PT), foi cauteloso ao comentar a proposta.

“Para mim é nova. Por enquanto fica difícil ter uma posição. Pretendo analisar com muita cautela”, disse o vereador. Guerra adianta que, “se for para criar uma nova taxa sem retorno para a comunidade”, sua posição será contrária. Ele lembra que até hoje recebe reclamações sobre o serviço de iluminação pública. “A população já contribui demais pelo retorno que tem”, observa.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Talvez o meu comentário foi cortado a pedido de professor que também foi cortado, mais a verdade tem que ser dita ele fez 80 mil votos então não precisa perguntar é só cobrar que o povo esta com tigo.

  2. Sr. Gustavo
    E quem já teve o beneficio? Já teve a valorização, paga retroativo?
    Você pagaria porque teve sua rua asfaltada em “não se lembra quando”?

  3. Sou completamente contra. O prefeito, se precisar mais dinheiro, vá negociar com a presidenta, que leva todo o dinheiro da cidade para o planalto. É de lá que tem que sair esse dinheiro e não do coitado do trabalhador, que já para uma barbaridade de impostos.

  4. A cobrança da contribuição de melhoria é bem vindo. Não é justo que uns agraciados recebam melhorias e valorização dos seus imóveis e outros não. Essa contribuição serve para fazer justiça. Deve ser cobrada…

  5. Não precisa nova taxa. Demite o secretário que é um peso morto, Tubias Calil, e com a remuneração dele anual dá um bom investimento no setor.

  6. Todo o imposto onera mais o bolso do cidadão. Em um país que tem a cultura de encontrar soluções as custas de nova fonte de recursos, a ação da prefeitura nada mais é do que esse espelho. Falta capacidade de reorganizar, fazer mais por menos. Não sei a solução, mas me parece que os gastos do poder público estão equivocados com o que o mercado econômico vive. De certa forma falta uma capacidade mais de ações administrativas para reorganizar a máquina pública. A solução sempre é a mais cômoda para o governo, cobrar impostos, mas em nenhum momento trabalham com outras alternativas. Além daquilo que pagamos, devemos pagar sempre mais, essa cultura pobre tem que ter fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo