LUNETA ELETRÔNICA. 6,7 mil carros, Burmann, o Executivo forte, Helen, feirão de ano novo, Carnaval…

* Os números oficiais devem ser conhecidos nesta segunda, via Registro Nacional de Veículos Automotores, o Renavam. Mas já é possível antecipar alguns dados.

* Por exemplo: até 27 de dezembro, eram aproximadamente 620 os carros novos (entre automóveis e comerciais leves) emplacados em Santa Maria. Fontes do setor apostavam em algo como 670, até o dia 31. Em idêntico período, no ano anterior, foram 776.

* Isso significa, objetivamente, que o número total de carros 0 Km colocados no trânsito santa-mariense em 2013, terá passado um pouquinho das 6,7 mil unidades.

* É um número considerado extraordinário, mas insuficiente para bater o recorde absoluto de todos os tempos (até aqui) registrado em 2012, quando foram comercializadas (e emplacadas) pelas concessionárias locais exatas 6.881 unidades.

* Leitor do sítio, em contato via Feicebuqui, deu conta ter falado com a ex-edil Helen Cabral (PT). Ela confirmou a ele que é candidata à Assembleia. Ah, ele é eleitor dela.

* Foi, ele reconheceu, apenas uma confirmação direta, pois ele já tinha a informação, dada pelo sítio mesmo há exatas três semanas (AQUI).

* Então, o que temos é que o petismo santa-mariense, numericamente, está dando de relho nos demais partidos. Que não têm candidato a deputado federal ou a estadual.

* Já o PT terá dois nomes à Assembleia (Valdeci Oliveira e Helen Cabral) e dois à Câmara dos Deputados (Paulo Pimenta e Fabiano Pereira). Quantos se elegerão? Bueno, aí já é outra história.

* Dois fatos importantes acontecem na UFSM, nesta semana. O primeiro é nesta terça. No Gabinete do Reitor, Paulo Burmann recebe repórteres da região e seus patrões.

* O reitor empossado há duas semanas e pouco pretende apresentar as metas de sua gestão e, particularmente, sua intenção de ampliar a inserção da UFSM na comunidade local e regional.

* O segundo ocorre na sexta-feira. Será, enfim, a transmissão de cargo do ex-reitor, Felipe Müller, para o atual. Será as 10 da manhã, no Largo do Planetário.

* O editor reconhece não ter esses dados, no âmbito local ou estadual. Mas ousa dizer que a situação é igual, se a comparação for o Congresso. O fato é que a maior parte dos projetos aprovados pelos parlamentos tem origem no Executivo.

* Olha só o levantamento da coluna “Mosaico Político”, do jornal Brasil Econômico: dos 183 projetos aprovados em 2013, no Congresso, 102 foram enviados pelo Executivo.

* Apenas 65, algo como um terço, eram originários do parlamento. Diga-se, também, que a exemplo do Estado e da Comuna, o governo foi bastante pródigo nos pedidos de urgência – garantindo, na prática, a prioridade para seus projetos.

* O primeiro evento de 2014, promovido pelos segmentos ligados à economia solidária, começa nesta segunda-feira. É o Feirão de Ano Novo.

* Estarão disponíveis, na rua 24 Horas e na praça Saturnino de Brito, produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar, plantas ornamentais e uma grande variedade de outros itens.

* O Feirão, promovido pelo Projeto Esperança/Cooesperança e grupos associados à economia solidária, vai até sexta, sempre das 8 da manhã às 7 da noite.

LUNETA ELETRÔNICA. 6,7 mil carros, Burmann, o Executivo forte, Helen, feirão de ano novo, Carnaval… - luneta-carnaval

Providências importantes a ser tomadas para garantir a festa na rua (foto arquivo Prefeitura)

* Por mais que se mantenha o otimismo, há sérias dúvidas acerca da realização do carnaval de rua em Santa Maria, neste ano. As escolas de samba, que receberam R$ 30 mil cada uma, precisam adequar seus locais de ensaio às exigências legais.

* Todas têm que ter o seu Plano de Prevenção e Combate a Incêndios, conferido pelos bombeiros, para o período em que se preparam para a folia de rua.

* Do ponto de vista da Prefeitura, há várias reuniões previstas para distribuir tarefas e tratar da organização do evento que acontece em março.

* Há necessidade, por exemplo de adequações (também normas que os bombeiros farão cumprir) na pista, que prevêem desde pintura, montagem de camarotes e arquibancadas, e etc.

* Para saber mais, vale conferir o material produzido pela secretaria de Relações de Governo e Comunicação da Prefeitura (AQUI).



1 comentário

  1. Alex

    Os números enganam muito aqui em Santa Maria. Temos cerca de 130 mil veículos emplacados em Santa Maria, mas muito mais veículos nas ruas, pois temos os carros de militares e estudantes de fora da cidade, que moram na cidade. Assim como a população, que é muito maior que a do censo do IBGE, já que o mesmo não considera militares e estudantes de fora da cidade, que moram aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *