CidadaniaEconomiaNegóciosSaúde

POLÊMICA? Atílio Alencar e a descriminalização da maconha que ele não consome: a hipocrisia da crítica

“…Enquanto indústrias bilionárias como a do álcool, a do tabaco e a dos laboratórios farmacêuticos fabricam adictos em série e multiplicam as estatísticas de acidentes de trabalho e de trânsito, agravam quadros depressivos e ainda assim gozam de ótima reputação publicitária, um herbáceo relativamente inócuo como a maconha segue gerando polêmicas e uma forçosa associação com crimes de toda natureza.

Não podemos ser ingênuos quanto a tal criminalização: há uma farta literatura crítica que identifica as origens da demonização da maconha na associação calculada entre seus efeitos sonolentos e a ‘improdutividade’ dos subúrbios – e, em especial, aos rompantes de insubmissão das comunidades negras. Maconha tornou-se sinônimo de vagabundagem, comportamento de gueto, combustível dos maus-modos. Um emblema pronto para…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Maconha: entre o direito individual e o estigma social”, de Atílio Alecar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Na falta de argumentos ataca-se o oponente. São hipócritas. O consumo da cannabis está liberado há tempos. Qualquer policial militar que levar um usuário pego na rua até uma delegacia sairá depois do mesmo do prédio. E o usuário só terá que comparecer num juizado especial para levar uma admoestação do juiz.
    Tabaco? Cada vez mais relegado aos espaços abertos. Vide a sujidade das ruas das cidades.
    Álcool? Só falam no marketing. Esquecem que, se alguém for pego dirigindo sob influência do mesmo, a encrenca não é pequena. Já a cannabis, que também altera os reflexos (dependendo do teor de THC não é pouco), não tem seu uso verificado em nenhuma blitz. Nem se fala no assunto. O mesmo vale para outras drogas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo