Câmara de Vereadores

SEGURANÇA PÚBLICA. Vereadores querem a reativação do Gabinete da Gestão Integrada Municipal

POR MAIQUEL ROSAURO

A Comissão Representativa da Câmara de Vereadores se reuniu ontem (14) a fim de discutir sobre segurança pública. Os parlamentares desejam a reativação do Gabinete da Gestão Integrada Municipal. A próxima reunião da Comissão Representativa acontece no dia 04 de fevereiro, às 10h. Leia abaixo na matéria de Cristian Cunha. As fotos são de Alessandra Ciecoski e Ronei Bueno:

Vereadores querem reativação de Gabinete da Gestão Integrada Municipal

Reunião na sala da presidência
Reunião dos vereadores ocorreu na sala da presidência

Na manhã desta terça-feira (14), após a Comissão Representativa, o presidente da Câmara, vereador Werner Rempel, convidou os vereadores presentes no plenário para uma reunião na sala da presidência, com intuito de discutir a respeito da segurança pública e a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) que se encontra inoperante desde outubro de 2012.

No encontro, os vereadores conversaram sobre o aumento da criminalidade no Município e quais soluções devem ser tomadas para conter o avanço de crimes na cidade. Deliberaram que irão propor ao Executivo Municipal a reativação do Gabinete, que tem como foco a prevenção, o controle social e a repressão. De acordo com os vereadores, o GGI-M é um espaço de diálogo entre as diversas forças policiais, autoridades responsáveis pela segurança pública e defesa social da sociedade. Ainda, na reunião, foi decidido pela realização de um seminário para tratar de segurança pública em fevereiro. Estiveram presentes na reunião os vereadores: Marcelo Bisogno, Daniel Diniz, João Vargas, Dr. Tavores, Cezar Gehm, Dr. Ovídio, Dra. Deili e Luiz Carlos Fort.

Resumo dos pronunciamentos:
Cezar Gehm (PMDB) registrou preocupação com a violência que assola Santa Maria nos primeiros dias de janeiro de 2014. “Esta Casa não pode se silenciar. Acho que preservar a integridade física de toda cidadão santa-mariense é obrigação dos legisladores. Preservar é cobrar de órgãos públicos soluções para a violência presente no cotidiano”, comentou. Sugeriu realização de reunião conjunta dos órgãos relacionados à segurança pública com intuito de encontrar alternativas para reduzir violência.

Dr Ovidio (PTB) comentou que a Mesa Diretora é composta por vereadores, que exercem atividade profissional na área da saúde. “Temos que aproveitar essa oportunidade para sermos efetivos na saúde pública”, destacou, sugerindo a realização de visitas nas unidades de saúde para saber em que a Câmara pode auxiliar para melhorar atendimento à população. O vereador lamentou atraso das obras na duplicação da faixa velha em razão das questões dos fósseis. Dr Ovidio observou que a população tem que contribuir com a limpeza da cidade, relatando que, muitas vezes, os contêineres estão vazios, mas mesmo assim as pessoas colocam sacolas de resíduos no lado de fora do recipiente.

Segurança pública também será tema de um seminário em fevereiro
Segurança pública será tema de seminário em fevereiro

Coronel Vargas (PSDB) também falou sobre assuntos relacionados à segurança pública, observando que o tema deve ser tratado de forma estratégica. Afirmou que os atos violentos na cidade estão sendo praticados por apenados que foram beneficiados pelo indulto de Natal. Segundo o vereador, os homicídios, na maioria das vezes, acontecem por disputa por ponto de tráfico e acerto de contas. “O homicídio que está acontecendo agora é acerto de contas entre marginais”, afirmou. O Coronel Vargas demonstrou preocupação com a redução no efetivo da Brigada Militar.

Marcelo Bisogno (PDT) afirmou que a Câmara de Vereadores deve se envolver de forma efetiva na busca de soluções para reduzir violência em Santa Maria. “Esse é o pior início de ano no que diz respeito a assassinatos em Santa Maria. Seis assassinatos em treze dias”, comentou. Segundo Bisogno, a droga tomou conta da cidade e isso não é culpa da polícia. O vereador observou que as disputas de criminosos, atualmente, são por território, mas há o risco de os atos violentos atingirem restante da comunidade. Sobre a duplicação da RS 509, classificou como bastante grave a paralisação da obra em razão da falta de estudo paleontológico.

Anita Costa Beber (PR) informou ter recebido, em sua residência, comitiva de moradores do arroio Lobato que reclamaram das condições de trafegabilidade da estrada que dá acesso ao local. “Pedimos ao secretário Tubias que mande maquinário para estrada do arroio Lobato”, destacou. Afirmou que os subprefeitos precisam estar à disposição dos distritos e, caso não tenham tempo para dedicação exclusiva, devem sair da função. Segundo a vereadora, o subprefeito de Arroio Grande afirmou que tem a orientação do secretário Tubias de não atender pedidos de sua autoria. “É muito feio o subprefeito dizer que não atende meus pedidos”, comentou. Em relação à saúde, Anita afirmou que o prefeito Schirmer deve realizar gestão plena em saúde.

João Kaus (PMDB) afirmou que a falta de segurança em Santa Maria não é por acaso, mas sim uma questão de governo. “O chefe maior é o governo do Estado. Ninguém manda mais que o governador”, comentou, citando como exemplo o fechamento do posto policial na Nova Santa Marta. Conforme o vereador, a não presença física da polícia na comunidade facilita o aumento dos casos de violência. Afirmou que na Nova Santa Marta falta um posto de saúde fortemente equipada, bem como a presença policial fixa na comunidade. Informou que, nesta terça-feira, às 19h, acontece reunião na Nova Santa Marta para tratar da segurança pública.

Dra Deili (PTB) saudou vereador Werner Rempel que conduzirá a Câmara em 2014, destacando ter orgulho de ser 1ª vice-presidente do Legislativo santa-mariense. Desejou êxito aos vereadores no desenvolvimento do mandato parlamentar, o qual deve ser pautado nas demandas da população. Apelou ao poder Executivo para que trabalhe em consonância com o Legislativo, solicitando que a prefeitura seja mais ágil e efetiva no desenvolvimento de ações.

Manoel Badke (DEM) desejou ao vereador Werner Rempel gestão plena do Legislativo, destacando ter a convicção de que o presidente irá trabalhar pelo Parlamento, não de maneira pessoalizada. Observou que integra a base de governo Schirmer/Farret, mas destacou que realiza críticas quando necessário. Uma crítica, afirmou Badke, é a falta gestão na área de saúde. O vereador enfatizou que é urgente a informatização das unidades de saúde para melhorar o atendimento à população. Badke alertou à população para que adote providências a fim de impedir casos de dengue e a proliferação de larvas.

Daniel Diniz (PT) informou que é presidente da Subcomissão de Segurança Pública na Câmara, mas não foi convidado para participar de reunião na comunidade da Nova Santa Marta. Defendeu a Brigada Militar, que sofre, ao longo dos anos, descaso de todos os governos. Afirmou que, em Santa Maria, a Polícia Civil e a Brigada Militar tem realizado excelente trabalho. Registrou que acompanhou deputado federal Paulo Pimenta em várias agendas na última sexta-feira, entre elas, reunião com o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil. O deputado cobrou a aplicação de destinação da emenda parlamentar para pavimentação das ruas Pedro Figueira e Fioravante Pasqualine, mas obteve a informação que a verba foi aplicada em ruas no Parque Dom Antonio Reis. Informou que até hoje o município não realizou o pagamento da arbitragem do futebol amador.

Luiz Carlos Fort (PT) destacou que, durante 2013, cobrou do Executivo Municipal ações na área da saúde, mas nada foi feito, tendo inclusive deixado de aplicar recursos vindos do governo federal. Observou que o município deve iniciar 2014 com prioridade, pois a pasta de saúde tem recursos de 78 milhões de reais, além de verbas vinculadas. Fort observou que a secretaria de saúde é estratégica, mas o prefeito ainda anunciou quem será o novo titular da pasta. Relatou que na legislatura de 2008, o Executivo enviou projeto para ampliar número de equipes de saúde da família, mas a oposição votou contra. Fort observou que, na companhia do vereador Manoel Badke e da vereadora Maria de Lourdes Castro, apresentou, há alguns anos, sugestão de projeto de informatização na saúde aos moldes do existente na cidade de Chapecó. Em relação à segurança pública, o vereador Fort destacou que é preciso investimentos em ações preventivas e alteração na legislação a fim de punir quem rouba dinheiro público.

Sergio Cechin (PP) informou ter recebido correspondência da arquiteta Rosane Lopes, presidente do Conselho Estadual de Arquitetos, em que propõe realização, em parceria com o Legislativo, de Seminário para tratar da legislação de prevenção de incêndio. Afirmou que irá propor criação de Comissão Especial para adequar a legislação municipal de prevenção de incêndio à legislação estadual, a qual aprovada em 2013. Cechin relatou inúmeros casos de estabelecimentos que estão aguardando “habite-se” para obter alvará de funcionamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo