Sem categoria

ENERGIA ELÉTRICA. Concessionárias enfrentam cobranças em audiência pública na Assembleia

POR MAIQUEL ROSAURO

O descaso das concessionárias de energia elétrica foi evidenciado em audiência pública realizada ontem (18) na Assembleia. Inclusive uma CPI deve ser instaurada para investigar a questão. Leia abaixo na matéria de Tiago Machado, da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. A foto é de Tiago Dias:

Valdeci assina CPI e faz cobrança a concessionárias

Sem precisar recorrer a nenhum número 0800, consumidores e autoridades de todas as regiões gaúchas tiveram a oportunidade de expressar diretamente o descontentamento com o fornecimento de energia elétrica prestado pelas concessionárias. Em audiência pública promovida na Assembleia Legislativa, nesta terça (18), diretores da AES-Sul, CEEE e RGE apresentaram explicações e muitas desculpas sobre os problemas de desabastecimento registrados durante vários dias em janeiro e fevereiro.

Audiência pública externou o descontentamento com as concessionárias
Audiência pública externou o descontentamento com as concessionárias de energia elétrica que atuam no Estado

Também tiveram de enfrentar uma sequências de queixas e a diversas demonstrações de impaciência com as falhas. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) – um dos proponentes da audiência – o prefeito de Dilermando de Aguiar, Jaime Lima, e o vereador Luciano Guerra (PT) participaram da atividade e protestaram contra a qualidade do serviço da AES-Sul na Região Centro e, em especial, contra a precariedade do atendimento destinado ao público. “Há uma distância muito grande entre empresa e consumidor. Não dá mais para a comunidade depender de um telefone 0800 centralizado apenas em Porto Alegre. É um desrespeito alguém ter de esperar duas, três ou até quatro horas para receber algum retorno. Temos que ter um atendimento regionalizado”, cobrou.

O prefeito de Dilermando, Jaime Lima, acompanhado do vice-prefeito Claiton Ilha, e do presidente da Câmara, Elio Rocha Sarturi (PMDB), entregou um documento ao diretor geral da AES Sul, Antonio Carlos de Oliveira. No ofício, reforçou a necessidade de melhoria no atendimento ao público e cobrou projetos e ações para atender o aumento da demanda de energia previsto no município. “ Cerca de 95% da nossa economia depende da agricultura e da pecuária e temos um único alimentador de energia que vem da subestação de São Pedro Sul. Estamos preocupados porque temos um crescimento natural da demanda somado ao fato de estarmos recebendo um conjunto de pequenos e médios empreendimentos no município. Todos carecem de segurança energética para trabalhar”, afirmou.

O diretor da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira, comprometeu-se em responder os questionamentos e as críticas feitas. Segundo ele, as condições climáticas inviabilizaram um melhor atendimento no período. Oliveira afirmou que a empresa deverá investir R$ 1,2 bilhão nos próximos quatro anos.“ Sob um calor de 40º, enfrentamentos 11 temporais em 14 dias na nossa região de abrangência. Infelizmente, a rede é aérea e ela está sujeita a todo tipo de agressões”, afirmou.
Para Valdeci, no entanto, o fator clima apenas agravou problemas já existentes e conhecidos da comunidade. “É hora das concessionárias pensarem em lucrar menos e investir mais. Isso vale para todas empresas, sejam privadas ou públicas”, afirmou.

CPI – Na tarde desta terça, o deputado Valdeci assinou o relatório da CPI da Energia, que será aberta no Parlamento Gaúcho como resposta aos diversos problemas de abastecimento. “Concordamos e apoiamos a CPI, pois acreditamos que este mecanismo é, ao mesmo tempo, um qualificado instrumento de averiguação dos problemas e de pressão pelas melhorias necessárias.Não queremos que essa CPI seja uma arena de disputas políticas e, sim, um espaço de promoção de avanços concretos na área energética”, explicou.

O proponente da CPI, deputado Lucas Redecker (PSDB), acompanhou a assinatura de Valdeci e dos demais membros da bancada do PT. O relatório que pede a abertura da comissão foi protocolado e entregue ao presidente da Assembleia, deputado Gilmar Sossella (PDT).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo