CulturaFotografia

FOTO(GRAFIA). Rodrigo Ricordi. E, sim, a coragem

Por RODRIGO RICORDI

Nem sempre um clique é só um clique. Até porque é um processo que envolve muito mais do que o movimento muscular dos olhos e dos dedos e dos braços. No caso de um retrato, tem outro ser humano do outro lado da lente. E esse objeto nem sempre se sente à vontade em ser fotografado. Eu fiz alguns ensaios com pessoas que não posavam rotineiramente. Fotografei pessoas que não paravam em frente a uma lente sequer uma vez por ano. O desafio, nesses casos, é deixar o outro à vontade e fazer com que a câmera deixe de ser um alien babando ácido como naquele oitavo passageiro do Ridley Scott.

O título do texto remete a esse tipo de coragem que o fotógrafo precisa ter para encarar o desafio de decidir a foto. Nem sempre se tem mais do que segundos para isso. Ou uma fração de segundo. O nome dessa crônica remete à coragem que @ model@ tem que ter para se transformar em uma coisa que não é: uma imagem.

Hoje, a gente vive muito em função de imagem, até mesmo em relações cotidianas. É o mundo digital que nos afasta e nos faz conversar com fotos em redes sociais. Imagens são usadas para carregar mensagens, que muitas vezes não têm o mesmo sentido de quando a foto foi feita. Veja, por exemplo, a utilização de máscaras do inglês Guy Fawkes nos protestos de junho do ano passado.

Mas, como a vida imita a arte (e vice-versa), há decisões importantes que devem ser tomadas. Santa Maria vive uma fase em que ter coragem é item raro, principalmente no que diz respeito a quem pode (e deve) fazer com que a foto do desfecho do incêndio da boate Kiss retrate justiça.

foto(grafia) 

 

GALERIA DE FOTOS: http://www.flickr.com/photos/karekaricordi/

FEICEBUQUI: https://www.facebook.com/rodrigo.ricordi

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo