A PAIXÃO POR UMA CIDADE (152). Com vocês, o brinde de Liciane e Maiara, que também se apaixonaram por Santa Maria
Por LICIANE BRUN e MAIARA BERSCH (texto) e foto Arquivo Pessoal

Não há como ser imparcial e não se deixar levar por declarações impecáveis de amor a um pedaço de chão. Deixamos de lado o não influenciável, e confessamos: cada depoimento a essa cidade nos deixou um pouco mais apaixonadas por ela. Inicialmente seríamos só mais duas na cidade universitária que recebe milhares de jovens a cada semestre. Nossa primeira impressão até pode ter sido essa: apenas uma cidade em que passaríamos uma etapa da vida.
O tempo e a escolha pela profissão, jornalistas, nos deixou cada vez mais envolvidas com a cidade e suas peculiaridades. Em cada fotografia tirada e cada texto escrito, um registro da história, do povo, do nosso olhar. Antes um pouco destreinado, agora mais afinado para enxergar, sim, os defeitos da cidade, mas também a riqueza dos habitantes, das paisagens, da diversidade cultural, do aconchego, das oportunidades de conhecimento que aqui pulsa.
O desafio lançado foi obter 153 depoimentos. Mais tarde descobrimos que seriam 152, pois também teríamos um espaço para declarar nosso amor a Santa Maria. Mais do que um simples desafio, foi um aprendizado. Foram 153 visões de santa-marienses, de não santa-marienses, de jovens, idosos, alunos e professores. De personalidades e de anônimos, enfim, de várias figuras que passam e vivem em Santa Maria. São 153 declarações e um sentimento comum: a paixão por uma cidade.
Hoje Santa Maria, para nós, não é a mesma da primeira impressão. Aqui, Maiara aprendeu a se virar sozinha, se envolveu com o jornalismo, a arte, a dança, a fotografia e conheceu pessoas especiais que levará consigo para o resto da vida. Aqui, Liciane aprendeu a ser gente grande, se apaixonou pelo jornalismo e por todas as oportunidades que se abriram a partir dessa escolha. Se formos embora daqui, não importa onde estivermos, nas nossas respectivas cidades natais, Tupanciretã e Santa Rosa, ou no outro lado do mundo. O carinho e a gratidão por tudo que aqui vivenciamos já eternizaram, a partir deste momento.
Obrigada pela oportunidade Claudemir e pode contar com o meu apoio sempre.
Parabéns a Santa Maria pelos seus 153 anos, e a todas as pessoas apaixonadas por esta cidade!
Não teve espaço pra tanto agradecimento. Mas um é imprescindível: SM me apresentou pessoas especialíssimas!! Eternizou!
Parabéns pelo trabalho! Jovens talentos! Sucesso!