AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaEleições 2014EstadoInfânciaJudiciárioMeio AmbientePartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTrabalhoTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Kiss, “não sou cego”, outra lei inconstitucional, Tubias, Valdeci, Pozzobom, Infância…

* Acordo entre líderes partidários permitiu a aprovação, pela Câmara, nesta quinta, de projetos fundamentais para permitir o atendimento a sobreviventes da tragédia da Kiss.

* Os edis chancelaram, por exemplo, o projeto 8039/2014, autorizando a Prefeitura a contratar emergencialmente profissionais de saúde atendendo a termo de compromisso que inclui, também, os governos estadual e Federal.

* O programa que atende dezenas de vítimas que sobreviveram ao incêndio estava ameaçado por falta de profissionais. Deve ser, imagina-se, sancionado imediatamente pelo prefeito.

* Não chega a ser uma novidade, mas de novo o líder do governo no parlamento, o vereador João Carlos Maciel, se manifestou contrariado a ação do Executivo.

* O peemedebista lamentou o descumprimento, por falta de fiscalização, da lei das filas, que determina um tempo máximo de permanência dos clientes nas agências bancárias.

* Não adianta fazer leis “se não forem fiscalizadas”, disse o edil. E fez questão de dizer, também: “sou líder do governo, mas não sou cego”. Esclareceu tratar-se de uma advertência, e não crítica. Então, tá.

* Ah, para saber de outras decisões do parlamento e também as falas dos parlamentares, confira o noticiário da assessoria de imprensa da Câmara (AQUI).

* E por falar em Legislativo, mais uma lei aprovada na Casa foi considerada inconstitucional no Tribunal de Justiça. Também não é novidade, mas o pessoal simplesmente ignora questões bobas, como a Constituição, por exemplo.

* Agora, em ofício à Câmara, de número 1076/2014, do dia 12 deste mês, o TJ/RS dá conta da decisão que declarou inconstitucional a Lei Municipal nº 5.548/2011.

* A dita cuja (por sinal promulgada pelo Legislativo, pois o prefeito Cezar Schirmer não vetou, nem se manifestou) CRIAVA o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. A razão da inconstitucionalidade foi apontada (e ignorada) à época: vício formal de iniciativa.

Tubias fechado com Sartori
Tubias fechado com Sartori

* O secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, abriu publicamente o seu voto. Vai fechar com José Ivo Sartori, para concorrer ao Governo do Estado pelo PMDB.

* Aliás, o ex-vereador e pré-candidato à Assembleia seguirá o pensamento (não tornado público, mas conhecido) de Cezar Schirmer, que também é favorável a Sartori.

* Já na lista dos apoiadores do outro pré-candidato da sigla ao Piratini, Paulo Ziulkoski, estão o presidente local do PMDB, Aldo Fossá, e o coordenador regional, Robson Zinn.

* Vem aí, quem sabe, greve de um dia dos professores da UFSM. A Seção Sindical dos Docentes está convocando assembleia a ser realizada às 4 da tarde de segunda-feira, no auditório Sérgio Pires, no campus.

* No encontro, os professores vão deliberar sobre a possibilidade de aderir ao movimento nacional deparalisação na quarta-feira, dia 19.

* O indicativo de suspensão das atividades nessa data foi aprovado durante o o 33º Congresso do ANDES-SN, em São Luís (MA), dentro do calendário de mobilização dos servidores federais, em função da campanha salarial 2014.

* O governo do Estado entregou 18 novos veículos para reforçar a rede de licenciamento e fiscalização ambiental no Estado nesta quinta.

Valdeci com Tarso: viaturas para a pasta do Meio Ambiente. Uma para SM (foto Tiago Dias)
Valdeci com Tarso: viaturas para a pasta do Meio Ambiente. Uma para SM (foto Tiago Dias)

* A Secretaria Meio Ambiente recebeu 13 caminhonetes, duas picapes e três motocicletas para distribuir entre as Unidades de Conservação do Estado. Os veículos integram o trabalho de renovação da frota e se somam às 44 viaturas entregues em 2013.

* O líder do governo na Assembleia, Valdeci Oliveira, acompanhou a entrega dos veículos ao lado do governador Tarso Genro e do secretário do Meio Ambiente, Neio Pereira.

* Para Valdeci, “isso reforça o processo de fiscalização e dá condições de atuação para os servidores”, comentou. Ah, uma das unidades regionais a receber veículo é a de Santa Maria.

* Já nesta sexta, o deputado petista, que lidera a Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem realiza a primeira atividade de 2014.

* Em uma reunião que ocorrerá no Memorial da Assembleia Legislativa, à 1 da tarde, em Porto Alegre, Valdeci, os representantes das entidades e sindicatos da área da saúde e os profissionais que integram o grupo vão planejar as ações para o ano.

* Também está prevista caminhada pelo Centro da capital para ampliar a defesa da projeto que tramita desde 2000 e que regulamenta a carga horária da categoria em 30 horas semanais.

* Estão abertas até dia 21 as inscrições, aliás gratuitas (no link www.infanciaacao.org/ser-adm),  para o Processo Seletivo de voluntários administrativos da ONG Infância-Ação. A palestra de apresentação será dia 22, às 2 da tarde, no Salão de Atos do Colégio Marista.

* Com o tema “Inspirando Sonhos” o processo da ONG Infância-Ação objetiva recrutar pessoas com interesse em fazer trabalho voluntário e contribuir com a administração da ONG.

* Se você desejar mais informações, pode obtê-las, através do site da ONG: www.infanciaacao.org.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Dessa vez sou capaz de votar no Calil por respeitar sua coragem. Será que o sujeito não tem medo? Será um fiasco certo.

  2. Depois das atitudes (ou faltas de atitudes) do governo Schirmer com relação a Kiss, à saúde pública, ao transporte coletivo, será que mesmo assim o eleitorado de Santa Maria pensa em eleger o Sr. Tubias Calil, afilhado político do Prefeito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo