OBSERVATÓRIO. Como criar líderes para o futuro, se não há candidatos? A responsabilidade é dos partidos
O PMDB não apresentará candidato a deputado federal. O PP também não. O PDT esqueceu da Assembleia Legislativa. Como exigir, assim, que novas lideranças surjam, se os partidos optam por largar de mão a disputa? De que maneira criar condições para, estrategicamente, se colocar na vanguarda da discussão político/administrativa de Santa Maria, sem oferecer opções para o eleitorado – mesmo com o risco (ou até certeza) da derrota agora?
As três siglas citadas estão entre as cinco maiores da comuna, em número de militantes, o que garantiria, minimamente, uma estrutura de campanha – se agissem, claro, como partidos. Vai daí que é preciso saudar o PT, que vem com quatro nomes (Valdeci, Helen, Pimenta, Fabiano), todos forjados inclusive em derrotas. Como também é preciso realçar a postura do PSDB. É verdade que, afora Pozzobom (estadual) a candidatura (a se confirmar) de Alexandre Lima a deputado federal tem muito de contraponto interno, mas é estratégica ao colocar nome novo e que pode ser utilizado no futuro nem tão longínquo.
Então, nessa altura, é preciso também, mesmo que sejam poucos, realçar os que concorrem – além dos já citados. Eles podem até não se eleger, mas significam, pelo menos, que têm ambição futura e, quem sabe, poderão em algum momento ajudar a cidade e sua gente.
No mínimo por isso, que se saúde também a presença dos candidatos a deputado federal Bisogno (PDT) e Ovídio (PTB), como também os concorrentes à Assembleia: Tubias (PMDB), Badke (DEM), Cechin (PP) e Werner (PPL). Dependemos deles. De todos eles.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.